Governo emite alerta sanitário para gripe aviária no Brasil

Por ser livre da doença, País precisa reforçar proteção a aves, afirma Ministério da Agricultura

© DR

Brasil saúde 10/12/16 POR Notícias Ao Minuto

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu, nesta sexta (9), alerta sanitário, por tempo indeterminado, para intensificar as ações de defesa para prevenção à entrada da gripe aviária no País.

PUB

Não é a primeira vez que o Mapa emite o tipo de alerta. A doença é uma ameaça permanente no mundo. Por ser livre da gripe aviária, o Brasil precisa redobrar seus esforços para proteger a sanidade de seus planteis de aves.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, os setores público e privado deverão aplicar medidas mais rígidas de controle dos plantéis. “Nossa maior preocupação são as aves migratórias, que vêm ao País para fugir do inverno no Hemisfério Norte. A produção comercial já tem controles sanitários muito rígidos”, disse.

“Todos os integrantes da cadeia produtiva devem estar conscientes do risco e preparados para enfrentá-lo. Qualquer mortalidade alta de aves deve ser imediatamente informada ao serviço veterinário oficial, a fim de que os veterinários possam estar na propriedade num prazo de até 12 horas para começar a investigação”, alerta Guilherme Marques.

Prevenção

Segundo ele, o Brasil vem fazendo trabalho contínuo de prevenção à gripe aviária, que também oferece risco à saúde humana. Com o alerta, o acesso às granjas (pessoas, animais e veículos) ficará mais rigoroso. Além disso, será intensificado o treinamento das equipes de veterinários. O Mapa também já comprou materiais e equipamentos para situações de emergência e revisou os planos de contenção da doença.

O território brasileiro tem 20 sítios (locais) de monitoramento da entrada das aves migratórias, com vigilância ativa para influenza aviária e doença de Newcastle em aves domésticas residentes ao redor de 10 km desses locais. Nesses lugares também há vigilância passiva para as aves migratórias/silvestres.

Pelo menos 197 espécies de aves podem migrar. Desse total, 53% (104 espécies) se reproduzem no Brasil e 47% (93 espécies) têm sítios de reprodução em outros países. As informações são do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 10 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

mundo Reino Unido Há 9 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

fama Los Angeles Há 9 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

brasil AVIÃO-SP Há 4 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

mundo Inglaterra Há 47 mins

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 10 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

brasil Porto dos Gaúchos Há 8 Horas

Sucuri grávida morre atropelada e filhotes são expelidos em rodovia em MT

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 7 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

fama Reality Show Há 9 Horas

'Me achava a loira burra. Bial mudou isso em mim', diz Grazi Massafera sobre fama após BBB

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 6 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025