'Rogue One' dá certo, mesmo sem sabre de luz e filosofia Jedi

Entre reunir os elementos já manjados ou tentar fazer algo fora da curva, o que se vê é um pouco dos dois. E deu certo!

© Divulgação

Cultura STAR WARS 13/12/16 POR Folhapress

O medo de encontrar em "Rogue One" um filme caça-níqueis, apenas um jeito de lucrar enquanto todos ainda esperam o oitavo episódio de "Star Wars", desaparece durante a sessão. Entre reunir os elementos já manjados da série ou tentar fazer algo fora da curva, o que se vê é um pouco dos dois. E funciona.

PUB

O roteiro trabalha em cima da única ponta desamarrada deixada entre o episódio três ("A Vingança dos Sith", de 2005) e o quatro (o primeiro filme nos cinemas, de 1977): como as forças do Império construíram a Estrela da Morte e como os planos dessa gigantesca arma chegaram até as mãos da Princesa Leia?

Bem, se alguém ler este texto e não entender nada do parágrafo anterior, é melhor nem passar perto do cinema. "Rogue One" não é para iniciantes nesse universo.

Na verdade, ser um conhecedor da saga deixa o novo filme mais divertido. Há um caminhão de referências engraçadas aos outros filmes. Na mais descarada delas, o rebelde Cassian Andor (Diego Luna) é quase uma reencarnação de Han Solo, com direito a ter um copiloto enorme e fiel. Sai o peludão Chewbacca e entra o robozão K2SO.

Andor tem a missão de levar a garota Jyn Erso (Felicity Jones) para achar o pai dela, Galen Erso (Mads Mikkelsen, o dinamarquês da série "Hannibal"), que é o cientista criador da Estrela da Morte, a máquina destruidora de planetas de Darth Vader.

No caminho, um time acaba se formando com eles, incluindo um piloto imperial desertor (menção ao personagem Finn, de "Episódio 7: O Despertar da Força", do ano passado) e um guerreiro cego de feições asiáticas que, na falta de um Jedi no filme, tenta filosofar um pouco. Com informações da Folhapress.

Sim, a pregação da filosofia Jedi é mínima e não há lutas de sabre de luz. Com muitos tiros, "Rogue One" é o mais movimentado filme da franquia, o que mais depende das cenas de batalha. E essas correspondem à expectativa. Nunca uma trama com carimbo "Star Wars" foi tão parecida com um videogame.

HEROÍNAS INGLESAS

Depois de Daisy Ridley virar heroína no episódio sete, outra inglesa encabeça o elenco. Felicity Jones, de "A Teoria de Tudo" e "Inferno", conduz bem o filme. Na verdade, não tem muito mais a cumprir do que fazer cara de brava e detonar tropas imperiais, mas traz charme a uma aventura típica de meninos.

Desperdiçado está Mads Mikkelsen. Mais conhecido como o canibal "Hannibal" da TV, é um ator intenso, capaz de performances memoráveis, como em "A Caça" e "O Amante da Rainha". Mas está em "Star Wars" pela diversão e pelo dinheiro. Ninguém vai conseguir culpá-lo.

Não é Shakespeare, é apenas George Lucas, e a ordem é acompanhar as peripécias dos mocinhos rebeldes. Nesse desenrolar, "Rogue One" tem uma atração a mais: ficar atento à tela na esperança de ver surgir algum dos personagens clássicos da trilogia inicial de "Star Wars".

Na parte técnica, as explosões e voos alucinados dos caças espaciais buscam cada vez mais impacto. Mas nada supera a surpresa de ver Peter Cushing reprisando o papel do vilão Tarkin, que fez no episódio quatro. Morto em 1994, o ator inglês "ressuscita" graças aos chamados milagres da computação gráfica. E põe milagre nisso!

"Rogue One" deve faturar horrores e lançar novos bonequinhos nas lojas. Pelo menos faz isso com uma aventura movimentada e divertida.

Leia também: Elton John lança concurso de clipes para suas músicas da década de 70

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA