© DR
Noite de festa literária na Biblioteca Nacional. A instituição realizou, na terça-feira (12), a cerimônia de entrega do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2016. O objetivo da premiação é contemplar autores, tradutores e projetistas gráficos pela qualidade intelectual de suas obras publicadas entre 1º de maio de 2015 e 30 de abril de 2016, no Brasil, em Língua Portuguesa. Estiveram presentes ao evento Helena Severo, presidente da Biblioteca Nacional, e Maria Eduarda Marques, diretora do Centro de Cooperação e Difusão da Biblioteca Nacional. Moacyr Góes, diretor de teatro e cinema, foi convidado para mediar o evento.
PUB
O prêmio homenageia patronos da literatura, da tradução e da arte gráfica brasileira. A premiação para os selecionados em primeiro lugar de cada categoria é de R$ 30 mil. As obras foram analisadas por 27 julgadores – sendo três em cada categoria, ligados ao meio cultural, com notório saber e reconhecimento em suas áreas.
De acordo com a presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo, é um prêmio muito significativo, talvez o único no Brasil tão abrangente nas categorias. "A grande justificativa para a concessão do prêmio é o incentivo à produção literária nacional. Queremos democratizar mais e mais o acesso à boa literatura brasileira", destacou. "Eu conversei com vários membros da comissão julgadora e os depoimentos foram quase unânimes no que diz respeito à qualidade do material apresentado. Os trabalhos são de boa qualidade e isso é muito importante, porque revela a pujança da produção literária brasileira", ressalta.
Confira quem foram os premiados:
Categoria Conto - Prêmio Clarice Lispector - Vencedora: Marta Barcellos, com a obra Antes que seque, publicada pela Editora Record.
Categoria Ensaio Literário - Prêmio Mario de Andrade - Vencedor: Murilo Marcondes de Moura, com a obra O mundo sitiado: a poesia brasileira e a segunda guerra mundial, publicada pela Editora 34.
Categoria Ensaio Social - Prêmio Sérgio Buarque de Holanda - Vencedor: Douglas Attila Marcelino, com a obra O corpo da Nova República: funerais presidenciais, representação histórica e imaginário político" publicada pela Editora FGV.
Categoria Literatura Infantil - Prêmio Sylvia Orthof - Vencedor: Eliandro Rocha, com a obra Roupa de Brincar, publicada pela Editora Pulo do Gato.
Categoria Literatura Juvenil - Prêmio Glória Pondé - Vencedora: Érica Bombardi, com a obra Canto do Uirapuru, publicada pela Escrita Fina Edições.
Categoria Projeto Gráfico - Prêmio Aloísio Magalhães - Vencedora: Raquel Matsushita, com a obra Coleção Pedro fugiu de casa, publicada pela Edições de Janeiro.
Categoria Romance - Prêmio Machado de Assis - Vencedora: Sheyla Smanioto, com a obra Desesterro, publicada pela Editora Record.
Categoria Tradução - Prêmio Paulo Rónai - Vencedor: José Roberto Andrade Féres (Zéfere), com a obra O sumiço, publicada pela Editora Autêntica.
Categoria Poesia - Prêmio Alphonsus de Guimaraens - Vencedora: Adélia Prado, com a obra Poesia reunida, publicada pela Editora Record.
Com informações do Ministério da Cultura.
Leia também: 'O Pequeno Príncipe' faz 70 anos e é homenageado em Paris