© iStock
O Natal já está chegando e o cardápio da ceia é sempre uma tentação para aqueles que buscam uma vida mais saudável. As tradicionais comidas natalinas costumam ser as preferidas e também uma das mais gordurosas. Pensando nisso, a nutricionista da Companhia Athletica Curitiba, Melissa Santos separou algumas dicas para transformar a ceia de Natal em um momento de muita alegria, confraternização e equilíbrio.
PUB
Na opinião da profissional, tudo começa com a escolha do que será preparado. “Escolha poucas opções, assim não existe a chance de você querer provar de tudo. Opte, por exemplo, em preparar um bacalhau e servir como prato único acompanhado de salada de folhas. Escolha preparações mais saudáveis e leves, e caso não tenha muito para onde fugir, a dica é não exagerar nas quantidades!”.
Para Melissa, alguns alimentos chave podem “facilitar” o cardápio. “Carnes magras como chester, peru, bacalhau e lombo de porco são uma boa pedida; sobre as saladas, folhas e saladas com grãos ajudam a deixar tudo mais leve. Escolha também apenas um tipo de carboidrato para a ceia - arroz ou massa, ou ainda uma preparação com batata. E claro, cuide da variedade muito grande de pratos, isso ajuda e muito a deixar o jantar mais leve”. Sobre as bebidas, na opinião da nutricionista, o melhor é optar por um vinho tinto ou branco seco, ou o clericot - vinho branco seco com frutas.
É importante lembrar ainda que, acima de tudo, o equilíbrio é o segredo para não exagerar. “Tudo consumido em excesso vai ser estocado pelo nosso organismo em forma de gordura. Sendo assim, a dica é comer quantidades pequenas. Não podemos esquecer de que é Natal e não podemos nos privar de tudo, o que podemos é consumir com moderação”. Ela ainda ressalta. “Vale lembrar que o Natal e o Réveillon acontecem entre uma semana, ou seja, não adianta exagerar no dia 24 e só parar no dia 02. Essa semana deve ser considerada uma semana normal para entrar na rotina de alimentação”.
E no dia seguinte? O que fazer para deixar o corpo ainda mais leve, mesmo cuidando para não exagerar na alimentação? “Muita água, muitos legumes e folhas, infusos de carqueja e boldo, peixes ou ovos são alguns alimentos que ajudam o corpo a voltar ao ritmo. Para ‘desintoxicar’ a dica é investir nas frutas como grapefruit e lima da pérsia e sucos preparados com couve, salsinha, hortelã e gengibre”.
Para aqueles que já estão se preparando na montagem do cardápio, confira abaixo as dicas da nutricionista para uma ceia de Natal ideal:
- Entrada: salada de folhas verdes com castanhas, frutas secas e um queijo magro;
- Prato principal: escolha dois tipos de proteínas - peru ou chester; ou bacalhau ou lombo de porco. Para o carboidrato um arroz com açafrão, por exemplo, é uma boa pedida. Para complementar a base de grãos, pode ser feito também um tabule de quinoa ou uma salada com grãos, figos e nozes.
- Sobremesa: escolha preparações que levem frutas; uma torta de frutas ou nozes; ou ainda um sorbet de frutas ao invés de sorvete. Para as preparações que levam chocolate, a dica é utilizar versões de chocolate meio amargo acima de 70% de cacau. Leia também: Veja dicas para fazer a mala de mão e evitar taxas extras