Itaipu desbanca hidrelétrica chinesa e bate recorde

A expectativa é que, na quarta-feira (21), a hidrelétrica que pertence ao Brasil e ao Paraguai supere a barreira inédita dos 100 milhões de MWh em um ano

© DR

Economia Usina 16/12/16 POR Folhapress

A usina Itaipu Binacional vai desbancar a hidrelétrica chinesa Três Gargantas neste sábado (17) e bater recorde mundial em geração de energia.

PUB

A liderança será conquistada por volta de meio-dia, quando a usina binacional vai superar a marca de 98,8 milhões de megawatts-hora (MWh), recorde atual da usina chinesa. Nesta sexta (16), Itaipu bateu sua própria marca anual, que era de 98,6 milhões de megawatts-hora, atingida em 2013.

A expectativa é que, na quarta-feira (21), a hidrelétrica que pertence ao Brasil e ao Paraguai supere a barreira inédita dos 100 milhões de MWh em um ano.

Em 2014, a empresa perdeu a primeira posição para a chinesa devido à seca no Brasil. Em 2015, a hidrelétrica binacional conseguiu desbancar a rival, que viu sua produção cair para 87 milhões de MWh, ante 89,2 milhões de MWh da usina do Brasil e do Paraguai.

Neste ano, a hidrelétrica binacional teve um desempenho melhor impactado pelo fluxo regular do Rio Paraná, pelo alto consumo de eletricidade no Brasil e no Paraguai, e também pela otimização do uso dos recursos naturais, segundo a empresa.

"Os sucessivos recordes são uma consequência natural dos investimentos feitos pela empresa, no decorrer do projeto, na modernização dos equipamentos e na capacitação do corpo técnico, aliado ao alto comprometimento dos empregados", avalia Jorge Samek, diretor-geral brasileiro.

Itaipu tem capacidade instalada de 14 mil MW, menor do que a de Três Gargantas, que tem 22,4 mil MW instalados.

SUPRIMENTO

A energia de 98,6 milhões de MWh produzida por Itaipu no ano até esta sexta seria suficiente para suprir o consumo de todo o Brasil por dois meses e 15 dias ou o Paraguai por quase sete anos.

Também poderia abastecer a região Sul por um ano e dois meses, o Estado de São Paulo por oito meses e 20 dias ou a cidade do Rio de Janeiro por cinco anos e cinco meses.

Atualmente, Itaipu responde por 15% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende mais de 75% do mercado paraguaio de eletricidade. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 10 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 11 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama MAIDÊ-MAHL Há 11 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 10 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 8 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

brasil Brasil Há 6 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama Segunda chance Há 23 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

brasil São Paulo Há 11 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 3 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora