Céu de diamantes e oceanos de fogo: conheça planetas extraordinários

Confira a lista e escolha qual deles, do seu ponto de vista, é o planeta mais admirável.

© nasa 

Tech Nasa 19/12/16 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

O Universo está cheio de mistérios. Recentemente os cientistas descobriram um planeta em que as pedras preciosas caem do céu. A Sputnik apresenta a lista dos planetas mais extraordinários.

1- Planeta-diamante

O planeta PSR J1719−1438 b consiste de oxigênio e carbono cristalino. A grande pressão existente no planeta, como acreditam cientistas, converteu o carbono em diamantes. Mas a maravilha não termina aqui: os astrônomos consideram que anteriormente este corpo celeste tinha sido uma estrela, mas a maior parte de sua massa “foi puxada” pelo pulsar milissegundo. O PSR J1719−1438 b fica a distância de 4 mil anos-luz da Terra.

2- Chuva de pedras preciosas

No exoplaneta HAT-P-7 b (Kepler-2b) chovem substâncias compostas por elementos de rubi e safira. As nuvens no planeta, como acham os cientistas, consistem de coríndon, um mineral que forma a base de várias pedras preciosas. O planeta é um “júpiter quente” típico, gigante de gás, que gira muito próximo ao astro. A temperatura em Kepler-2b não supera os 2.500 graus Celsius no lado “solar” e 1.300 no lado “noturno”.

3 - Planeta de chuvas de vidro

O planeta HD189733b parece muito pacífico e tem muito em comum com as imagens da Terra. Entretanto na realidade as condições lá não são tão fáceis devido às chuvas de vidro. A sua côr de cobalto pode ser explicada pelo grande número dos elementos de silício. As temperaturas altas fazem com que estes elementos se tornem vidro. A velocidade da chuva pode atingir até 6.500 km/h. Para além disso, o HD189733b é um planeta “supersônico”, na atmosfera do planeta dominam os ventos fortes que sopram à velocidade de 8.500 km/h.

4- Planeta que passa através do 'olho de Sauron'

O exoplaneta Fomalhaut b ou Dagon com o lixo espacial que o cerca fica em um sistema que se parece muito com um olho gigantesco. O próprio planeta fica na beira do disco e leva 872 anos (nas outras estimativas 1700) para completar a órbita. Os cientistas acreditam que o sistema pode ter mais dois planetas: Fomalhaut c e Fomalhaut d.

5 - O mais antigo

O exoplaneta PSR B1620−26 b (Matusalém) na constelação de Escorpião é o planeta mais antigo no Universo. Supõe-se que ele tenha 12.700 bilhões anos de idade. Este corpo celeste fica a distância de 12.400 anos-luz da Terra.

6- Pesadelo vulcânico

O COROT-7 b é extraordinário por ter na sua superfície do lado iluminado um oceano de lava vulcânica fervente. A temperatura é de + 2.500-2.600 °C. Contudo, no lado escuro do planeta as chuvas não param, pois o COROT-7 tem uma atmosfera de rochas vaporizadas. O planeta se encontra na constelação do Monóceros e, evidentemente é o resto do gigante de gás do tamanho de Saturno, que a estela “vaporizou” até o núcleo.

7 - Planeta para gente que não conta as horas

No planeta anão L91, o ano dura 20.000 anos e tudo por causa da distância que o separa do Sol. O planeta foi descoberto pelos cientistas no Cinturão de Kuiper. Ele é uma espécie de “lixão de materiais de construção” do sistema solar nos pontos mais longínquos, “povoados” por muitos asteroides, “embriões” de planetas e “primos” de Plutão, planetas anãos.

8 - Planeta de dois astros

O Kepler-16 b é único por girar simultaneamente em torno de dois astros, como o Tatooine em Star Wars. Ele fica na constelação do Cisne, a 200 anos-luz da Terra.

9 - Mais escuro do que a noite

TrES-2b é o planeta mais escuro de todos os planetas descobertos. Ele reflete apenas 1% da luz que provém da estrela. Assim ele é mais escuro do que o carvão, a tinta acrílico negro, ou a fuligem. O planeta é um gigante de gás negro que gira em torno a estrela G0V GSC 03549-02811 e fica a distância de 750 anos da Terra.

10 - O mais longínquo e mais frio

O exoplaneta OGLE-2005-BLG-390L b, na constelação de Escorpião, é o mais longínquo e mais frio de todos os planetas conhecidos. A temperatura à superfície é de -220 °C. O planeta pesa 5,5 vezes do que a Terra e fica à distância de 28 mil anos-luz. (Sputnik)

Leia também: Se não agirmos agora, não conseguiremos nos proteger do apocalipse

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos