Venezuela reabre fronteira com a Colômbia em meio a caos monetário

Decisão de reabrir a fronteira foi anunciada após conversa por telefone na segunda-feira (19) entre os presidentes Nicolás Maduro e Juan Manuel Santos

© Carlos Eduardo Ramirez / Reuters

Mundo relações exteriores 20/12/16 POR Folhapress

A Venezuela reabriu na manhã desta terça-feira (20) a passagem de pedestres na fronteira com a Colômbia, que estava fechada desde a semana passada devido, segundo o governo, à atuação de "máfias" que estavam contrabandeando bolívares e desestabilizando a economia do país.

PUB

A decisão de reabrir a fronteira foi anunciada após uma conversa por telefone nesta segunda-feira (19) entre os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Juan Manuel Santos, da Colômbia.

"Os presidentes concordaram em abrir a fronteira de maneira progressiva, com estrita vigilância e segurança", informou no Twitter o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas.

Em 11 de dezembro, Maduro ordenou o fechamento das fronteiras com Colômbia e Brasil. A decisão gerou caos na fronteira colombiana, onde centenas de venezuelanos se aglomeram para tentar fazer a travessia.

No mesmo dia, o mandatário anunciou a retirada de circulação das cédulas de 100 bolívares, a de maior valor no país, equivalente a U$ 0,15 (R$ 0,51) na taxa oficial mais elevada.

Segundo o governo, a decisão foi tomada para atacar as "máfias" que monopolizavam as cédulas nas zonas de fronteira com a Colômbia e o Brasil.

O anúncio da eliminação das cédulas de 100 bolívares provocou uma onda de protestos e saques que forçou o governo a prorrogar a vigência das notas até 2 de janeiro.

No domingo (18), o Banco Central da Venezuela anunciou a chegada ao país de novas cédulas de 500 bolívares, que deverão entrar em circulação no fim do mês.O caos econômico na Venezuela tem provocado a escassez de alimentos e alimentado a crise política no país. A oposição exige que o governo convoque um referendo para consultar a população sobre a interrupção precoce do mandato de Maduro. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Justiça boliviana marca audiência de sócio da Lamia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 19 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia