© Umit Bektas / Reuters
Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Turquia, Sergei Lavrov e Mevlut Cavusoglu, receberam no aeroporto de Vnukovo, em Moscou, a aeronave que transportou de Ancara o corpo do embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov.
PUB
A aeronave Tu-154, com o corpo do diplomata russo, assassinado pelo terrorista turco, aterrissou nesta terça-feira no aeroporto de Vnukovo às 20:30 de Moscou (15:30 de Brasília). As bandeiras russas sobre o terminal governamental do aeroporto ficaram a meio-mastro.
Os ministros subiram a bordo da aeronave, na qual também vieram a viúva e a mãe do diplomata russo, Marina e Maria Karlov. Lavrov e Cavusoglu ajudaram as mulheres a descer a escada de desembarque até o tapete vermelho, para onde os soldados desembarcaram o caixão, coberto pela bandeira da Federação da Rússia.
Ao som de uma marcha fúnebre, os ministros, acompanhando a viúva, seguiram atrás do caixão, que foi conduzido entre duas fileiras de soldados da Guarda de Honra.
Em frente ao terminal, o caixão foi depositado sobre uma plataforma, onde as mulheres puderam mais uma vez se despedir do marido e filho. Em seguida, o caixão foi transferido para um carro fúnebre, que seguiu para Moscou.
O ataque armado contra Andrei Karlov ocorreu nesta segunda-feira (19), em Ancara, durante a inauguração de uma exposição fotográfica. O criminoso atirou várias vezes contra as costas do diplomata e as feridas se revelaram mortais.
Segundo as testemunhas, o assassino compareceu ao local da exposição vestido de terno e gravata e foi confundido com um segurança do embaixador. O assassino, Mevlut Mert Altintas, foi morto pela polícia.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu declarou que as autoridades do país decidiram conceder o nome de Andrei Karlov à rua em Ancara, onde se situa o edifício da embaixada da Rússia. (Sputnik News Brasil)
LEIA TAMBÉM: Turquia investiga ação de clérigo em morte de embaixador