© Reuters
O governo do Japão melhorou hoje sua avaliação geral da economia doméstica pela primeira vez em 21 meses, embora tenha sido cauteloso em relação a incertezas no âmbito global.
PUB
Em relatório econômico para dezembro, o governo avaliou que a economia japonesa continua na trajetória da recuperação moderada. Anteriormente, a visão de Tóquio era de que havia fraqueza em certos segmentos e de que uma recuperação gradual estava em andamento.
No documento, o governo destacou uma modesta recuperação dos gastos dos consumidores e das exportações como sinais positivos para a economia. Também foi citado um leve aumento nos preços do atacado, numa possível indicação de que a pressão inflacionária pode estar se fortalecendo.
O governo japonês, por outro lado, destacou riscos externos à economia, como eventuais efeitos colaterais do processo de normalização da política monetária nos EUA e uma possível nova onda de fraqueza na Ásia, principalmente na China.
A melhora da avaliação do governo veio um dia depois de o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) também adotar tom mais positivo em relação à economia, ao apontar fortalecimento da produção industrial e das exportações. Fonte: Dow Jones Newswires.