© REUTERS/Ari Jalal
Ao menos 34 pessoas, entre civis e trabalhadores humanitários, morreram nesta quinta-feira (22) em atentados em Mossul, no norte do Iraque, onde três ataques suicidas com carro-bomba aconteceram simultaneamente.
PUB
De acordo com informações fornecidas pelo exército à agência de notícias AFP, a cidade foi retomada recentemente por um grupo do Estado Islâmico (EI).
O Centro de Coordenação das Operações contra o Estado Istâmico informou em um comunicado que "um ataque terrorista cometido com três carros-bomba contra um mercado de Gogjali matou 15 civis e 8 policiais". Posteriormente, o número de mortos subiu para 34.
Segundo matéria do G1, as forças armadas iraquianas executam uma ofensiva desde 17 de outubro deste ano contra Gogjali, que faz divisa com o leste de Mossul e é dominado pelo grupo extremista desde 2014.
Em 1º de novembro, como parte dessa ofensiva, as forças armadas do país invadiram a cidade para expulsar o Estado Islâmico. Então, as autoridades iraquianas, apoiadas pela coalizão internacional anti-extremista liderada pelos Estados Unidos, retomaram alguns bairros do leste de Mossul, enquanto o grupo segue estabelecido a oeste.
Leia também: Presidente da Turquia recebe menina que relatava crise em Aleppo