Treinos intensos não são indicados à maioria da população, diz expert

Animação aponta que métodos atuais de treinamentos físicos não são indicados à maior parte da população e obtém mais de 113 mil visualizações e cerca de 2 mil compartilhamentos

© iStock

Lifestyle Indústria 31/12/16 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Uma animação publicada pelo pesquisador do corpo e do treinamento físico Nuno Cobra Jr. está gerando grande repercussão no Facebook devido às críticas do especialista à atual indústria fitness. O conteúdo – que mostra que o modelo atual de treinamento não é inclusivo e sustentável para mais de 90% da população, somando-se os sedentários, obesos, alunos com sobrepeso – já conta com mais de 113 mil visualizações, quase 4 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos em cerca de uma semana.

No material, o pesquisador afirma que existe uma distorção na recomendação do treinamento físico: de um lado, os maiores fisiologistas, doutores em educação física, estudiosos e acadêmicos, apoiados pela ciência do esporte, que defendem um treinamento com moderação, mais saudável e eficiente, com alta intensidade em 20% dos exercícios. Do outro, encontra-se a indústria do fitness, que defende um treinamento de alta intensidade focado em resultados estéticos e a curto prazo, não levando em consideração a saúde das pessoas. Para essas formas de treinamento da moda, a alta intensidade pode chegar a mais de 60% do volume de treino, o que não é recomendado para a grande maioria da população.

Segundo o especialista, a falta de adaptação e pouca massa muscular elevam o risco de lesões musculares e até problemas fisiológicos mais graves. “Os consultórios de fisioterapia recebem, diariamente, uma avalanche de corpos lindos e perfeitos por fora, mas já destruídos e totalmente comprometidos por dentro”, alerta o especialista.

Nuno acaba de lançar o livro “O Músculo da Alma – A chave para sabedoria corporal” que se propõe a desvendar alguns doa maiores enigmas do treinamento corporal. “Esqueça “quase” tudo o que você aprendeu sobre condicionamento físico. Proponho uma atividade física que seja equilibrada, lúdica e prazerosa. Este livro é um alerta sobre o que a sociedade de consumo faz com o nosso corpo”, resume Nuno Cobra Jr. Confira o vídeo completo neste link.

Leia também: 7 pecados capitais que sabotam os resultados do exercício

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Boxe Há 14 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 10 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Peru Há 13 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

brasil Atentado Há 10 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

lifestyle Signos Há 14 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

fama UTI Há 10 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

fama Cuiabá Há 10 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

fama Príncipe William Há 13 Horas

O primeiro TikTok do príncipe William foi para desculpar aluna atrasada

fama Luto Há 10 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

mundo Caso Pelicot Há 5 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe