© iStock
O que causa a pele sensível é a destruição dos escudos naturais de defesa: a flora cutânea formada por 1 milhão de bactérias por cm2 da pele e o HLF, Filme Hidro-Lipidico que mantém pelo menos 70% de água na epiderme e 10% do seu peso em lipídios. Com a destruição desses escudos se abre uma porta para infecções e alérgenos. O Sistema imunológico precisa ficar em alerta permanente para reagir e destruir os intrusos. A pele é uma propagação do cérebro: mais de 600.000 sensores ligados ao cérebro atravessam a nossa pele.
PUB
"Algumas pessoas têm sensores que reagem mais a qualquer estímulo e as sensações desagradáveis na pele são mais frequentes. Uma única emoção e a pele reage, é como se fosse uma depressão nervosa cutânea", afirma a cosmetóloga e farmacêutica Joyce Quenca, embaixadora da Novexpert no Brasil.
Os fatores externos mais agressivos para peles sensíveis são a poluição, o clima seco, a exposição ao sol, ao ar-condicionado, às viagens frequentes de avião e os cosméticos com excesso de conservantes químicos. As reações a esses fatores externos podem causar manchas avermelhadas na pele, desidratação, ressecamento, irritação e, em casos mais graves, causar aperto, ardência e inflamação. O Rosto é a parte do corpo mais sensível mas há outras regiões como mãos, pés, couro cabeludo, pescoço, tórax e costas. Os produtos da linha Magnesium da Novexpert têm a função de ajudar na restauração da pele. E ainda protegem os seus 2 escudos naturais (graças aos pré, probioticos e omegas) e acalmam os neuromediadores da pele ligados ao cérebro (graças ao magnésio).
"O magnésio é um verdadeiro antidepressivo da pele e em associação com a Novaxylina - ingrediente a base de algas que promove um detox cutâneo - inibe as ações causadas pela exposição aos Raios UV e à poluição. Além disso a formulação apresenta probióticos que equilibram a flora cutânea e o HLF", afirma Joyce.
Sobre a flora cutânea, partimos do conceito que não adianta ingerir suco detox e aplicar cosméticos parabenos e outras substância que agridem a pele como Ftalatos, benzofenonas e óleos minerais. A nossa flora cutânea está comprometida a partir do uso de cosméticos com grande quantidade de conservantes que matam as bactérias de defesa da pele. Com a perda dessas bactérias de defesa, a nossa barreira cutânea fica mais vulnerável ao aparecimento de dermatites, infecções e até facilita processos externos que podem desencadear o envelhecimento precoce.
"Devemos realizar a modulação cutânea partindo de cosmecêuticos que equilibram a flora cutânea e também exerçam a nutrição da pele e ativem a longevidade celular. Ativando os genes responsáveis pela juventude da pele, ops responsáveis pela produção de colágeno e os que ativam as células-tronco, fatores determinantes para essa modulação cutânea", explica.
Um dos produtos da linha Magnesium é o leite de limpeza que é fantástico e único do mercado para peles sensíveis. Agora no verão é um produto excelente para a limpeza da pele no pós sol. Se o uso de sabonetes com tensoativos no banho após a exposição solar podem causar ardência, a utilização do leite de limpeza tem uma ação calmante. Não descasca, não resseca e não desidrata sendo o 1º limpador 100% que respeita o HLF e a flora cutânea.
Leia também: Veja dicas para ter uma ceia saudável no Reveillon