Sindicalistas fecham o tempo em relação à privatização de aeroportos

A secretária-geal da Fentac cita o Galeão, no Rio, como exemplo de obras de fachada

© Reuters

Economia ANAC 26/12/16 POR Notícias Ao Minuto

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) encerrou nesta segunda-feira, 26, o recebimento das propostas para a privatização de mais quatro aeroportos no país, os de Porto Alegre, Florianópolis Salvador e Fortaleza. O leilão ocorrerá em 16 de março na sede da BM&F Bovespa, em São Paulo.

PUB

A privatização de aeroportos vem sendo intensificada desde o primeiro governo da então presidente Dilma Rousseff, quando foram leiloadas as concessões dos terminais de Guarulhos (SP), Brasília e Campinas (SP), três dos mais movimentados do Brasil em termos de volume de carga e passageiros.

A privatização acontece no momento em que as operadoras de seis aeroportos privatizados ao longo dos últimos dez anos solicitam ao governo o não pagamento da outorga este ano, uma espécie de aluguel pelo uso dos espaços. Esses outorgas totalizam R$ 2,3 bilhões. As concesionárias alegam condições "imprevistas" de queda no volume de passageiros e cargos e uma espécie de compensação por problemas encontrados ao assumirem os aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), em 2011, Guarulhos e Viracopos (SP) e Brasília, em 2012, e Galeão (RJ) e Cofins (MG), em 2014.

O anúncio de privatização de mais quatro aeroportos não é bem visto pela Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil (Fentac), entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). A secretaria-geral da Fentac, Selma Balbino, diz que quem perde é o Brasil.

"Essas operadoras que estão se propondo a participar do leilão e comprar essas outorgas na verdade são um bando de oportunistas que querem ter lucro acima do previsível, na medida em que pegam os aeroportos e fazem uma maquiagem por fora. É o exemplo do Rio Galeão, Brasília e Guarulhos. Fazem uma senhora maquiagem e aproveitam, oportunisticamente, essa queda (de número de passageiros e carga) pelos problemas político-econômicos que enfrentamos para poder pedir carona e não pagarem (as outorgas)."

A dirigente acusa as concessionárias de diminuírem o tamanho das lojas internas nos aeroportos, embora mantendo um valor elevado de aluguel dos espaços, além de encherem os corredores de quiosques.

"Acho que o governo — temos um problema sério com esse governo, entendemos que ele não é legítimo — não pode ceder nisso, porque precisamos de dinheiro circulando. Tirar dinheiro que serviria à comunidade brasileira, em saúde e educação, e deixar de receber esse dinheiro da outorga é um absurdo, é privilegiar um setor que lucrou durante muito tempo. Olhamos isso com extrema peocupação, porque entendemos que há mais oportunismo do que necessidade."

Selma diz que, com a venda dos quatro novos aeroportos, as operadoras só estão pegando o filé mignon e não têm o menor interesse de operar terminais distantes, como no Acre, em Rondônia e no Amapá, o que vai prejudicar a aviação regional no país.

"Isso eles não querem, só querem comer a carne e deixar os ossos para a concessão pública".

A secretária-geal da Fentac cita o Galeão, no Rio, como exemplo de obras de fachada. Segundo ela, os trabalhadores — sejam aeroviários, aeroportuários ou prestadores de serviço — têm péssimas condições de vestiário, banheiro e pátio.

"As obras são só para fora, só para inglês ver. A Rio Galeão tem hoje menos da metade dos funcionários que a Infraero tinha. Trabalhando até com a hipótese de que a Infraero estava inchada, a metade é um absurdo. Hoje, se você quer fazer alguma coisa no aeroporto e precisa de autorização interna para entrar, tem que ver a burocracia. Você não encontra as pessoas que estão concentrando um monte de coisas ao mesmo tempo. Diminuíram a folha sensivelmente e contrataram pessoas novas com salários bem abaixo dos da Infraero". Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

justica Tragédia Há 16 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

fama Hollywood Há 17 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 13 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Realeza britânica Há 16 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

politica Justiça Há 17 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Saúde Há 17 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 16 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

esporte Futebol Há 9 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

mundo Avião Há 16 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave