Dicas detox valiosas para o período pós-ceias

Chá verde, maçã, gengibre, brócolis, couve, limão, aspargo, alho e dente-de-leão são ideais para se desintoxicar e, para quem abusou de bebidas alcoólicas, ingerir bastante água e comer alimentos ricos em potássio, como a banana

© iStock

Lifestyle NUTRIÇÃO 31/12/16 POR Notícias Ao Minuto

As palavras “festa” e “dieta” raramente se combinam na mesma frase. De modo geral, as usamos apenas quando queremos mostrar o quanto é difícil manter a compostura para não cair na tentação diante de tanta fartura nesses meses festivos que são dezembro e janeiro. É o que revela a nutricionista Maria Cristina Câmara, do Hapvida Saúde.

PUB

“Recomendo dar preferência às saladas e não exagerar nas carnes, mesmo as brancas, devido à quantidade de temperos industrializados que podem conter”, orienta a especialista. “Mas as refeições típicas de Natal e Réveillon não são repletas de comidas inimigas da saúde e da dieta. Alimentos como castanhas, nozes, amêndoas, queijos brancos, azeitonas e frutas secas costumam marcar presença na ceia e são ótimas pedidas”, completa.

Para a nutricionista, é importante é ficar de olho no exagero. “A quantidade certa é o equilíbrio. Comer com moderação permite que você passe por todas as festas sem grandes prejuízos ao corpo”, indica Maria Cristina, que também sugere não repetir o prato, por mais saborosa que a comida esteja.

Contudo, para quem não conseguiu optar pelas comidinhas mais saudáveis, a recomendação é segurar um pouco os exageros nas primeiras semanas do ano, e voltar para a prática de exercícios, que mesmo em ritmo reduzido, mantém o metabolismo do corpo harmônico, aumenta a resistência e reforça a imunidade. Além disso, é importante ingerir bastante água, chás e sucos para desintoxicar, pois alguns alimentos são ricos em sódio ocasionando a retenção de líquidos.

A nutricionista explica que alguns alimentos e bebidas podem ajudar no processo de desintoxicação pós-ceia. “O fígado é o órgão responsável por eliminar as toxinas do corpo e alguns alimentos podem ajudar no processo de desintoxicação. Dentre eles, recomendo o consumo de chá verde, maçã, gengibre, brócolis, couve, limão, aspargo, alho e dente-de-leão”, diz.

Já para aqueles que passaram muito da conta, perdendo os limites na hora dos drinks e das taças de vinho ou champanhe, a nutricionista corta as esperanças daqueles que acreditam que uma ressaca se cura com outra. “Para ‘curar’ uma ressaca o melhor é tentar repor o que o organismo perdeu. Primeiro, ingerir bastante água, já que a maioria das bebidas alcoólicas é, também, diurética. Outra dica é comer alimentos ricos em potássio, como a banana, pois este nutriente é fundamental e a falta dele leva a problemas musculares e no sistema nervoso. A frutose, açúcar encontrado nas frutas, é muito boa também, pois acelera o processamento do álcool pelo corpo e ajuda a repor energia”, destaca Maria Cristina.

Leia também: Açúcar é o novo tabaco, diz especialista

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 11 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 17 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 9 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 17 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)