Diagnóstico feito há 200 anos pode revelar como o câncer evolui

Um equipe de médicos do Reino Unido acredita que amostras histórias deixadas por John Hunter podem dar pistas sobre a evolução dos tumores

© Pixabay

Tech Estudo 27/12/16 POR Notícias Ao Minuto

Médicos do Reino Unido querem usar um diagnóstico realizado há mais de 200 anos para desenvolver uma parecer sobre como o câncer evoluiu nos últimos dois séculos.

PUB

John Hunter um dos cirurgiões mais influentes da história da medicina, considerado pivô da transformação da medicina em ciência moderna.

No ano de 1786, o médico escreveu sobre o caso de um paciente que tinha um inchaço na parte inferior da coxa. Ele descreveu a ocorrência de um "tumor tão duro como um osso".

"Parecia ser um adensamento do osso, estava crescendo muito rápido. Ao examinar a parte doente, se descobriu que é de uma substância cercando a parte inferior do osso da coxa, um tipo de tumor, que parece ter origem no próprio osso", escreveu Hunter em suas anotações.

Segundo o G1, o especialista disse que o paciente começou a piorar gradualmente. "Sua respiração ficou cada vez mais difícil", registrou.

Sete semanas depois, o paciente do hospital St George morreu e a autópsia mostrou tumores nos pulmões, no coração e nas costelas.

Durante dois séculos, as anotações ficaram preservadas no museu Hunterian Museum, em Londres, bem como amostras de tecidos do paciente referido, que foram guardadas para estudo.

O material, hoje em dia, está sendo bastante estudado por médicos. "Acho que o diagnóstico (de Hunter) é realmente impressionante, e o gerenciamento do paciente seguiu princípios parecidos com o que fazemos hoje", disse a médica Christina Messiou, do hospital Royal Marsden.

Christina juntou-se com uma equipe de oncologistas que acredita que as amostras históricas podem revelar como o câncer se modificou ao longo dos séculos. Ainda de acordo com o jornal, o estudo visa comparar o material biológico com tumores contemporâneos por meio de análises genéticas e microscópicas. Em seguida, os médicos querem observar se encontram diferenças nos tumores.

Leia também: Previsão 2017: ameaças à cibersegurança que vêm por aí

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Boxe Há 19 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 15 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Peru Há 18 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

lifestyle Signos Há 19 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

fama UTI Há 15 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

mundo Caso Pelicot Há 10 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama Príncipe William Há 18 Horas

O primeiro TikTok do príncipe William foi para desculpar aluna atrasada

fama Óbito Há 17 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

brasil Atentado Há 15 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EUA Há 9 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia