© Empetur
O edital de convocação que regula a contratação de artistas para o carnaval 2017 de Pernambuco chamou a atenção: o texto, publicado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, bane gêneros como brega, funk, arrocha, sertanejo, pagode e forró estilizado e elétrico dos palcos estaduais da folia de momo na terra do frevo.
PUB
"De acordo com a convocatória, não se enquadram nas categorias descritas acima os seguintes gêneros musicais: Forró Eletrônico, Forró Estilizado, Brega, Swingueira, Arrocha, Funk, Sertanejo e Pagode Estilizado", determina o documento. A medida não afeta as contratações de shows para palcos das prefeituras pernambucanas.
O texto também especifica quanto dos recursos serão destinados a cada gênero: "30% serão destinados à categoria de Cultura Popular; 40% a representantes da Música da Tradição Carnavalesca; 10% para as Orquestra de Frevo; e 20% aos grupos e artistas da Música Popular Brasileira".
Ao Diario de Pernambuco, o Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, argumentou que o edital não discrimina artistas dos gêneros banidos. Granja defendeu que a secretaria que dar preferência a músicas "menos tocada nas rádios e ajudar, afirmativamente, quem tem menos exposição".
Leia também: Edital da Ancine investe R$ 10 milhões em projetos audiovisuais