Jogos, Tite, Palmeiras e acidente com Chape marcam esporte no Brasil

Jogos no Rio de Janeiro, retomada da equipe nacional de futebol e título do Alviverde foram três dos principais fatos esportivos do ano

© Reuters

Esporte Retrospectiva 30/12/16 POR Notícias Ao Minuto

O ano de 2016 foi intenso para o universo esportivo no mundo, talvez mais ainda no Brasil, que pela primeira vez sediou uma edição dos Jogos Olímpicos. Para a mídia, o evento começou muito antes de os atletas desembarcarem no Brasil, devido aos diversos problemas envolvendo fatores como a qualidade das águas que receberiam esportes náuticos no Rio de Janeiro e a situação em parte precária da Vila Olímpica, a casa dos atletas ao longo do torneio.

PUB

+ São Paulo contrata jovem promessa da Chapecoense

Para o esporte brasileiro, a Rio-2016 representou a melhor Olimpíada da história diante das 19 medalhas conquistadas, das quais sete de ouro, seis de prata e outras seis de bronze. Ainda assim, com a 13ª colocação no ranking geral, o Time Brasil não alcançou a meta estipulada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, de ficar entre os dez melhores.

Alguns dos destaques tupiniquins foram o canoista Isaquias Queiroz, que levou duas pratas e um bronze, o saltador Thiago Braz, ouro no salto com varas, e as conquistas do futebol e do vôlei masculino.

TITE

Outro momento marcante do esporte brasileiro em 2016 envolveu a seleção de futebol, que, até junho, tinha o combalido Dunga no comando técnico. Criticado ao extremo, ele não resistiu à eliminação precoce na Copa América Centenário e foi demitido, deixando a equipe nacional na sexta posição das Eliminatórias para a Copa do 2018.

Assumiu Tite, que, superando até a mais otimista das expectativas, venceu todos os seis jogos que disputou nas Eliminatórias, deixando a seleção na liderança e voltando a conquistar o apoio do torcedor brasileiro.

PALMEIRAS

Ainda no futebol, o Palmeiras fez um Campeonato Brasileiro fabuloso, quase tão bom quanto o do Corinthians em 2015, e foi campeão com sobras após 22 anos de jejum.

 

TRAGÉDIA COM CHAPECOENSE

Nem só de notícias boas viveu o esporte brasileiro em 2016. No dia 29 de novembro, um avião da companhia aérea LaMia caiu, matando 71 pessoas - entre eles jogadores do time catarinense da Chapecoense, repórteres brasileiros e membros da tripulação.

O mundo todo entrou de luto e se emocionou com o Brasil. Entre os seis sobreviventes está o lateral Alan Ruschel, que prometeu voltar a jogar e ajudar a reerguer o time. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Uberlândia Há 10 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Kate Cassidy Há 10 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

economia 13º salário Há 10 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Elon Musk Há 9 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

mundo Bitcoin Há 9 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Jhei Soares Há 3 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Elie Há 9 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

fama TV Há 22 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

esporte CBF Há 23 Horas

Ronaldo confirma desejo de ser presidente da CBF: 'Estou extremamente preparado'

brasil Divaldo Franco Há 7 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga