Cervejaria paulista é criticada por rótulos com divindades hindu

O protesto contra a marca Ashby é liderado pelo presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo

© Divulgação 

Brasil Ashby 28/12/16 POR Notícias Ao Minuto

Cerveja e religião definitivamente não se misturam. Pelo menos na concepção do clérigo hindu Rajan Zed que, nos Estados Unidos, lidera um protesto contra a cervejaria paulista Ashby, que ilustrou rótulos de seus produtos com imagens das divindades Ganesha e Vishnu.

PUB

Zed, que é presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, alega que ambas as imagens são adorados por milhões de pessoas no mundo em templos ou santuários domésticos e não devem ser usadas na "venda de cerveja para ganância mercantil". O líder afirma ainda que estabelecer vínculo entre divindades hindus e bebida alcóolica é desrespeito ao hinduismo, terceira maior religião do mundo com cerca de um bilhão de adeptos.

O deus Ganesha é considerado o removedor de obstáculos, patrocinador do sucesso e da fartura, e chefe do exército celeste. Vishna é o deus responsável pela manutenção do universo. Ao lado de Shiva e Brama, forma a trindade sagrada do hinduísmo.

A campanha contra a Ashby não é a primeira promovida pelo líder religioso. Recentemente, ele já solicitou à Amazon que retire a imagem de divindades hindus em skates e cobertores vendidos pela rede, e também à americana Wayfair, que utiliza figuras de divindades em objetos de decoração e mobília.

A cervejaria Ashby usou a imagem de Vishnu na IPA Vermelho e a de Ganesha da IPA Ambar, ambas fabricadas na sede da empresa em Amparo (SP), cidade situada no Circuito das Águas Paulistas, região conhecida pela pureza de seus mananciais. A empresa, fundada em 1993, se autodenomina a "primeira microbrewery no Brasil, unindo a tradição das melhores escolas cervejeiras do mundo com o sabor brasileiro". A empresa, que também fabrica cerveja, chope, tem mais de 100 distribuidores atendendo aos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Goiás.

As cervejas em questão que provocaram a polêmica com o líder hinduista são um pouco mais fortes do que as marcas tradicionais. A Vishnu é do tipo Pale, com coloração âmbar dourado, notas florais, amargor acentuado e teor de álcool de 5,8%. Já a Ganesha, também do tipo Pale, tem alta fermentação, é levemente avermelhada, traz notas de frutas e florais, amargor acentuado e teor de álccol de 5,4%.

Por dois dias, a Sputnik Brasil solicitou entrevista com representantes da Ashby para comentar o caso. Nesta quarta-feira, 28, a cervejaria informou que não iria se pronunciar sobre o assunto. (Sputnik)

Leia também: 'Me perdoem', escreve jovem que fugiu de casa em carta para os pais

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 9 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Festas Há 9 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 10 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

esporte Prisão Há 10 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 23 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 9 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

economia Consumos Há 9 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 8 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Televisão Há 8 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Escândalo Há 22 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra