© DR
Um novo tipo de cabo elétrico desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos EUA, conseguiu criar um cabo com apenas três átomos de espessura, apenas visível em uma nano-escala. A descoberta abre caminho para utilização de tecido na condução de eletricidade.
PUB
Se as perspectivas são animadoras, a verdade é que os componentes utilizados neste cabo prometem (ainda) serem proibitivos para a maioria. Para construi-lo, a equipe responsável recorreu a pequenos bocados de diamante, os quais montou depois como se fosse um LEGO, para dar forma ao cabo, conta o Science Alert.
“O que mostramos aqui é que podemos fazer pequenos cabos condutores do menor tamanho possível e que essencialmente se constrói sozinho”, afirmou um dos investigadores, Hao Yan. Outro membro da equipe, Nicholas Melosh , referiu que “o método oferece uma caixa de ferramentas versáteis que permite ‘brincar’ com vários ingredientes e condições experimentais para criar novos materiais com propriedades eletrônicas afinadas e físicas interessantes”.
Leia também: Facebook e Messenger são os apps mais usados em 2016