Smartphones, 'hacks' e Pokémon; assim foi a tecnologia em 2016

Relembre notícias que deram o que falar no Tech ao Minuto neste ano

Smartphones, 'hacks' e Pokémon. Assim foi a tecnologia em 2016

Não faltaram assuntos de tecnologia no ano que está prestes a acabar. Confira a lista mês a mês.

© Notícias ao Minuto

Janeiro - Comprou o Google.com por um minuto. Google recompensou-o

Sanmay Ved, antigo colaborador da Google, comprou o domínio da google.com por um minuto e, ao devolvê-lo à empresa de Mountain View, foi recompensado com milhares de Reais. Ao decidir entregar o valor a uma organização de caridade, a Google decidiu duplicar a recompensa. Uma história que prova que, por vezes, as boas atitudes compensam. 

© Reuters

Janeiro - NASA descobre 100 novos exoplanetas

Julgada perdida, a sonda Kepler deu à NASA prova da existência de 100 novos exoplanetas, isto é, planetas com características semelhantes às da Terra. A descoberta permitiu à agência espacial norte-americana prolongar o estudo na área durante os próximos anos. 

© Reuters

Fevereiro - A imagem de Mark Zuckerberg que arrepiou a internet

A entrada em cena do CEO do Facebook na conferência da Samsung durante o Mobile World Congress fala por si. Com toda a audiência com os seus dispositivos de realidade virtual equipados, ninguém reparou no que se estava acontecendo. Uma previsão do que poderemos encontrar no futuro? Quem sabe. 

© Twitter / Nicolas Debock

Março - Anonymous declaram guerra ao Daesh. "Isto não pode continuar"

O ataque a Bruxelas no início do ano pelo Daesh fez com que o grupo de hackers Anonymous se sentisse na obrigação de entrar em cena. Como o grupo terrorista faz uso das redes sociais para recrutar apoiadores e promover a organização, os Anonymous lutaram da única forma que conhecem: suspendendo contas de redes Twitter e procurando prejudicar as comunicações entre membros. 

© Youtube / Anonymous

Março - Depois de um ano no Espaço, Scott Kelly volta à Terra

Qual o efeito de passar um ano no Espaço? O astronauta norte-americano Scott Kelly deu à NASA uma oportunidade para saber disso. Depois de uma estadia de um ano na Estação Espacial Internacional – na qual Kelly manteve as suas redes sociais bem ativas – o astronauta voltou mais novo e mais alto. 

© Reuters

Abril - Tesla já vendeu 400 mil Model 3

Conhecido como o ‘carro barato da Tesla’, o Model 3 criou grande expectativa no público. A fabricante de Elon Musk tem sido bem-sucedida com modelos elétricos de luxo, mas será que consegue reproduzir esse sucesso numa gama mais baixa? Mais de 400 mil clientes acham que sim e já se encontram à espera dos seus carros com lançamento ainda distante. 

© Tesla Motors

Abril - Com 16 anos é milionário graças a app

A história de Ben Pasternak ilustra bem o mundo empreendedor na área da tecnologia. Com apenas 16 anos, Pasternak tem a sua própria empresa e milhões de Reais à disposição para investir na sua plataforma Flogg. Apesar da idade, Pasternark dirige uma equipe inteira de engenheiros.

© Facebook / Ben Pasternak

Maio - Milhões de passwords do Gmail e Hotmail roubadas

Quase 100 milhões de contas roubadas do Hotmail e Gmail deixaram os internautas em alerta, demonstrando mais uma vez a importância de mudar senhas. 

© DR

Maio - Novo jogo da Blizzard já quebra recordes

A indústria dos videojogos conhece bem a qualidade dos títulos da Blizzard Entertainment, que decidiu mostrar mais uma vez com ‘Overwatch’ porque é que é uma das produtoras mais apreciadas do mundo. Ainda antes do lançamento, ‘Overwatch’ foi jogado durante a fase beta por quase dez milhões de jogadores, um bom prenúncio do que estava para vir.

© Blizzard

Junho - NASA está 'boquiaberta' com Plutão

A observação de Plutão permitida pela sonda New Horizons foi um dos acontecimentos mais entusiasmantes do ano, permitindo captar as imagens mais definidas desde sempre do último planeta do Sistema Solar. O mundo da astronomia seguiu (e continua a seguir) as informações obtidas com a sonda New Horizons, um facto de denota bem a importância deste momento. 

© Mashable

Junho - A senha e o erro (de principiante) de Mark Zuckerberg

Mais um exemplo do que ainda falta fazer na área tecnológica. Se bem que, desta vez, Zuckerberg se poderia ter esforçado mais para criar uma senha melhor. Este foi um dos muitos ‘ataques’ da equipe de hackers OurMine, um grupo que atacou ainda várias personalidades do ramo, como os CEOs do Twitter e do Google.

© Getty Images

Julho - "Pokémon Go"

Como esquecer a grande ‘febre’ deste ano? Pokémon Go estava em produção há meses nos estúdios da Niantic Labs mas o sucesso apanhou todos desprevenidos. Gerações há muito desligadas da série da Nintendo voltaram a olhar para ela com outros olhos, desta vez através da câmara dos seus smartphones graças à realidade aumentada. 

© iStock

Agosto - Bastou uma semana para novo app da Google ser um sucesso

O novo app do Google focada em videochamadas foi lançado este ano e, ao contrário da anterior incursão da tecnológica de Mountain View na área dos apps de mensagens, com o Hangouts, foi um sucesso imediato. Em pouco mais de uma semana, o aplicativo conseguiu uma verdadeira legião de fãs. 

© YouTube / Google

Agosto - Foi fechado o maior site de pesquisa de torrents

O ano de 2016 vai ficar na memória de todos os que descarregamn conteúdos ilegalmente como um ano ‘negro’. As sucessivas investidas contra o Pirate Bay e o Kickass Torrents foram ainda acompanhadas pela suspensão do Torrentz, o conhecido motor de busca para torrents que conheceu este ano o seu fim.

© Pixabay

Setembro - iPhone 7 é oficial

O anúncio de um novo iPhone é sempre algo digno de nota, mas nunca foi tão relevante como com este modelo. Os meses anteriores à revelação deste modelo foram de grande especulação, com relatórios financeiros que denunciavam uma situação difícil para o iPhone, com vendas cada vez mais baixas. Ainda não se sabe como o iPhone 7 se portou frente à concorrência, mas muitos apontam que a controvérsia do Note 7 foi um bom timing para a Apple. 

© Reuters

Setembro - É oficial: Recall do Galaxy Note 7 será global

Definitivamente uma das notícias do ano, a controvérsia do Galaxy Note 7 não poupou no mediatismo sobretudo por se tratar da Samsung, a fabricante número um de dispositivos móveis em todo o mundo. Ao mercado chegaram duas versões de Note 7 (ambas recolhidas) e o mundo ficou avisado sobre o perigo que era ter uma unidade deste modelo.

© Gizmodo

Outubro - Ataque compromete Twitter, Spotify, Reddit e não só

Provavelmente este ataque à DynDNS passou desapercebido. Mas não deveria, uma vez que paralisou sites de grande dimensão, como o Twitter, o Spotify, a Airbnb ou o SoundCloud. A forma como o ataque apagou alguns dos serviços mais utilizados voltou a mostrar como o mundo online está vulnerável a ameaças.

© Reuters

Novembro - Facebook culpado pela vitória de Trump?

O resultado das eleições presidenciais norte-americanas influenciaram não só a postura das grandes tecnológicas como também colocaram plataformas online como o Facebook e o Google em xeque. A livre disseminação de notícias falsas na rede social é um problema que não pode mais ser ignorado, obrigando empresas a criarem mecanismos para prevenirem situações semelhantes no futuro. 

© Reuters

Dezembro - MacBook Pro é uma estreia para a Apple

A revelação oficial dos novos MacBook Pro foi em outubro mas foi no último mês de 2016 que as críticas à autonomia do portátil na sua versão com Touch Bar deram mais o que falar. A omissão da lista de produtos do Consumer Reports foi um ‘golpe’ duro para a Apple, uma vez que foi a primeira vez que os seus portáteis ficaram de fora deste guia. 

© Reuters

Dezembro - Com milhões de contas roubadas, venda da Yahoo pode cair por terra

Foi um ano para esquecer para a Yahoo. Se os acionistas da empresa liderada por Marissa Mayer julgaram ter encontrado uma solução para a crise com a Verizon (pelo valor de R$ 18 milhões), a verdade é que as notícias de roubos de milhares de milhões de contas de usuários colocou o negócio em risco. As últimas informações davam conta que a Verizon estudava a hipótese de baixar o valor da compra ou abandoná-la por completo. 

© Reuters

Tech Retrô 2016 01/01/17 POR Notícias ao Minuto


Numa área em constante evolução como a tecnológica não é de admirar que, olhando para trás, tanto tenha acontecido em 2016. Além do lançamento de alguns dos melhores smartphones dos últimos anos, a quantidade de ataques hackers a grandes empresas não passou despercebida.

PUB

2016 será um grande aprendizado para o ano que está para vir. A segurança online está cada vez mais no foco das grandes empresas, sobretudo com os dispositivos caseiros da Internet das Coisas e os carros autônomos virando as esquinas. Por outro lado, os internautas também voltaram a atenção para as polêmica notícias falsas do Facebook.

A galeria acima relembra as notícias que mais deram o que falar no Tech ao Minuto neste ano. E que 2017 seja ainda melhor do que 2016.

Leia também: Fã do Twitter, Donald Trump não sabe usar WhatsApp

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech Dicas 08/11/24

Os editores de imagem gratuitos que deve experimentar

Tech INTELIGÊNCIA-ARTIFICIAL 08/11/24

Meta AI no WhatsApp tem falhas na política de privacidade