© Reuters
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) planeja realizar um seminário a partir do mês de fevereiro para analisar sistemas eleitorais utilizados no mundo. Assim, o ministro e presidente do TSE, Gilmar Mendes, quer discutir temas como o financiamento de campanhas.
PUB
De acordo com a coluna "Painel" da Folha de S. Paulo, o objetivo é aprovar um novo modelo até setembro para que as eleições de 2018 já sejam regidas por novas regras.
Mendes se declarou preocupado com a forma como as campanhas são financiadas. "Ou o problema das doações ficará mais grave, porque será briga de elefantes — eleição de governadores e presidente", disse.
Grandes partidos políticos já articulam uma maneira de voltarem a receber doações de empresas, mas com limite de valores. As transferências iriam para um fundo do próprio TSE, ao invés de serem feitas direto para as contas das campanhas.
"Você imagina uma eleição presidencial usando dinheiro do Orçamento? Serão 30 mil candidatos em 2018. Não se sustenta a ideia de financiamento público", disse Mendes.
Leia também: Doria assume o cargo neste domingo e será o 62º prefeito de São Paulo