Facção Família do Norte (FDN) faz 'limpa' a integrantes do PCC no AM

A FDN atua no tráfico de drogas, em especial de cocaína, na região Norte do país por meio do domínio da "rota do Solimões"

© Divulgação

Justiça Tráfico 02/01/17 POR Estadao Conteudo

Apontada como a terceira maior facção do país, atrás apenas do PCC e do Comando Vermelho, a Família do Norte do Amazonas matou cerca de 60 detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o Compaj. As mortes estão relacionadas com a disputa entre a FDN e o PCC. Para os investigadores ouvidos pela reportagem, não se trata de um rebelião e sim de um "limpa geral" da FDN contra integrantes da facção paulista no Amazonas.

PUB

A FDN atua no tráfico de drogas, em especial de cocaína, na região Norte do país por meio do domínio da "rota do Solimões", responsável por escoar toda a droga produzida no Peru e Bolívia para os centros consumidores no Brasil e no exterior. Aliada do Comando Vermelho, a FDN foi alvo da operação La Muralla da Polícia Federal em 20 de novembro de 2015. Os principais líderes da facção foram presos e transferidos para presídios federais.

Na investigação que deu origem à La Muralla a Polícia federal já havia mapeado a disputa entre as duas facções. Em pouco mais de 06 meses de investigações, segundo a PF, "foram interceptadas e analisadas mais de 1 milhão e cem mil mensagens e chamadas telefônicas relacionadas a todo tipo de práticas criminosas, sendo coletados importantes elementos de informação e de prova de crimes como tráfico internacional de drogas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, homicídios, sequestros, torturas, corrupção de autoridades públicas e outros conexos, que são praticados e/ou planejados diariamente por praticamente por seus membros."

Durante a investigação também foram realizadas 11 grandes apreensões de aproximadamente 2,2 toneladas de drogas, avaliadas em mais de 18 milhões de reais, além de armas de fogo de grosso calibre, que incluem submetralhadoras 9mm e granadas explosivas de mão.

Assim como outras facções, a FDN possui um estatuto próprio com os "pilares de hierarquia e disciplina, para difusão através de extrema violência aos detentos do sistema prisional amazonense". A regra número um é que nada é feito ou definido sem a ordem ou aprovação de seus fundadores e principais lideranças que são: Gelson Lima Carnaúba, vulgo "G" e José Roberto Fernandes Barbosa, antigo traficante do bairro Compensa, conhecido pelas alcunhas de "Z", "Messi" e/ou "Pertuba".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 47 mins

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 19 mins

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 18 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

mundo DONALD-TRUMP Há 23 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

mundo País de Gales Há 18 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

lifestyle Alimentos Há 22 Horas

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

fama Bee Gees Há 23 Horas

Morre Colin Petersen, ex-baterista dos Bee Gees, aos 78 anos

politica PF Há 22 Horas

PF prende general e 'kids pretos' que teriam planejado golpe e assassinato de Lula e Alckmin

mundo RÚSSIA-EUA Há 20 Horas

Putin ameaça EUA e aliados com guerra nuclear se for atacado

politica Prisão Há 18 Horas

Ex-ministro de Bolsonaro é um dos presos em ação da PF por planejar assassinar Lula