© iStock
Nesse calorão de verão, uma aguinha para refrescar vai muito bem. Mas não é somente na piscina! A pediatra Dra. Ana Laura Kawasaka do Portal Saúde4Kids alerta sobre a importância da hidratação e explica que bebês e crianças precisam de mais água proporcionalmente ao seu tamanho do que os adultos. E por quê?
PUB
“Eles perdem água mais rapidamente por serem mais ativos. Outro fator que exige mais água do corpo é o crescimento”, acrescenta.
A quantidade de água que uma criança precisa beber por dia varia de acordo com seu tamanho, peso, atividade, temperatura do ambiente (frio ou calor) e alimentos que come. Há duas maneiras práticas de encontrar o volume de líquido que uma criança precisa beber diariamente, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. São elas:
-pela idade, bebês de 1 a 3 anos devem tomar 1,3 litro. Dos 4 aos 8 anos, a recomendação é de 1,7 litro. Meninas de 9 a 13 anos, pelo menos 2,1 litros; e meninos devem consumir 2,4 litros. E para ambos os sexos, dos 14 aos 18 anos, a orientação é de 3,3 litros.
-pelo peso, a indicação é de 50 a 60 ml por quilo.
A médica ressalta que é extremamente importante sempre oferecer líquido à criança. “Ela não vai se lembrar de pedir algo para beber enquanto estiver brincando ou entretida com alguma coisa. E, se for bebê, não pegará sozinho.
Fracionar o total ao longo do dia e sempre trocar a água não bebida são outras dicas importantes. A água parada pode esquentar e proliferar bactérias. Além do mais, uma água fresquinha é muito mais atrativa”, comenta a Dra. Ana Laura.
Quando se fala em hidratação, todo líquido é bem-vindo. Mas a pediatra recomenda dar preferência à água pura ao invés de sucos, refrigerantes e chás. Lembrando que a água deve ser filtrada, fervida e resfriada. E a água mineral para bebês deve ser evitada devido à quantidade de sais minerais que algumas podem conter. Ao oferecer frutas, dar preferência àquelas ricas em água, como melão, melancia, pera e laranja.
Leia também: Conheça os benefícios da musculação para as mulheres