© Reuters
Um documento divulgado recentemente no The Intercept comprova que a Agência Nacional de Segurança (NSA) seria capaz de identificar quem realizou os ataques hackers que teriam definido as últimas eleições norte-americanas.
PUB
O The Intercept chegou a esta conclusão ao verificar que a NSA já realizou este tipo de investigação anteriormente.
Isso aconteceu no caso do assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya, em 2006. A repórter foi morta com cinco tiros enquanto investigava um caso de abuso de poder das autoridades russas durante a Segunda Guerra Mundial. As investigações da NSA foram capazes de desvendar o caso.
De acordo com o "Engadget", os criminosos acessaram computadores dos dois partidos que disputavam as eleições, mas optaram por divulgar somente os documentos que comprometiam a candidata Hillary Clinton.
Vale lembrar que o crime não tem relação com manipulação dos votos nas urnas, mas sim na influência da decisão dos eleitores. Assim, Trump foi poupado pelos invasores e Hillary prejudicada.
Toda a polêmica começou depois de um relatório da CIA vazar na internet. O documento revelava que Donald Trump foi ajudado por hackers russos, o que colocou em cheque a legitimidade do processo eleitoral nos Estados Unidos. Na ocasião, o presidente Barack Obama chegou a expulsar 35 diplomatas russos do país.
Leia também: Nasa divulga álbum com as 66 melhores fotos de 2016