Benefício previdenciário poderá ser requerido em postos

A ideia é aumentar a capilaridade da rede de atendimento e desafogar as agências do INSS

© Divulgação

Economia INSS 04/01/17 POR Estadao Conteudo

Idosos e pessoas com deficiência com baixa renda poderão requerer o Benefício de Prestação Continuada (BCP) em órgãos nacionais e estaduais, como prefeituras e postos de assistência social e não apenas em agências da Previdência Social, como é hoje. A previsão está em portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (4).

PUB

A ideia é aumentar a capilaridade da rede de atendimento e desafogar as agências do INSS. "A medida simplifica a vida do cidadão, que não precisará ir mais ao INSS para requerer o BPC", disse, em nota, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame.

Os postos municipais e estaduais também serão usados para o recadastramento e a revisão de todos os benefícios, o que foi anunciado em julho do ano passado e regulamentado pela portaria.

De acordo com o secretário, para evitar uma correria aos órgãos públicos, o recadastramento será feito em duas etapas: em 2017, para idosos, e, em 2018, para pessoas com deficiência. Um cronograma e a forma como será feito o chamamento ainda será definido pelo ministério.

A portaria prevê ainda que todos os beneficiários terão que ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Cerca de 40% dos que recebem o benefício ainda não estão cadastrados e serão os primeiros a serem chamados. Os novos benefícios concedidos a partir de agora já serão inscritos no cadastro único simultaneamente.

Na regulamentação foi previsto também o cruzamento contínuo de informações e dados disponíveis pelos órgãos da administração pública e poderá haver reavaliação da deficiência e do grau de impedimento que dá direito ao benefício.

Foi proibido ainda descontos nos valores recebidos relativos a empréstimos consignados e de débitos originários de benefícios previdenciários recebidos indevidamente.

Apesar de a lei prever uma reavaliação dos benefícios a cada dois anos, a última revisão foi feita em 2008. O BPC é um dos pontos atingidos pela reforma da Previdência anunciada pelo governo no fim do ano. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 1 Hora

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama MÁRCIA-DANTAS Há 21 Horas

Demitida do SBT, Márcia Dantas chora de tristeza

mundo Avião Há 39 mins

Duas pessoas são encontradas mortas no trem de pouso de avião na Flórida

fama Saúde Há 18 Horas

Preta Gil continua na batalha contra o câncer: "Um dia de cada vez"

fama THIAGO-NIGRO Há 19 Horas

Thiago Nigro desabafa nas redes sociais após críticas

fama EDUARDO-PAES Há 1 Hora

Eduardo Paes promete 'fechar Copacabana' se Fernanda Torres ganhar o Oscar

fama CANTOR-BENÍCIO Há 33 mins

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

tech Leis Há 16 Horas

Zuckerberg sobre fim da moderação na Meta: 'América Latina tem tribunais de censura'

fama PRETA-GIL Há 22 Horas

Fora da UTI, Preta Gil atualiza estado de saúde

esporte Vinicius Junior Há 21 Horas

Real Madrid está começando a cansar de Vinícius Júnior, diz jornalista espanhol