© iStock
PUB
O Japão é um país tido como um dos mais "civilizados" do mundo. O índice de criminalidade é baixíssimo, para não dizer praticamente inexistente, as taxas de educação e escolaridade são muito altas e o povo possui uma cultura tida como paciente e que prima pela resolução pacífica de conflitos. Mas um hábito curioso tem deixado os ocidentais perplexos: pais que pedem desculpas pelas ações dos filhos adultos.
Segundo o UOL, o hábito cultural ganhou notoriedade após a atriz Atsuko Takahata fazer um pedido de desculpas público e muito emotivo por causa de um suposto assédio sexual cometido por seu filho, de 22 anos, assumindo uma parcela da responsabilidade por qualquer ato que ele tivesse cometido. Outros casos semelhantes não são incomuns.
Segundo a BBC Mundo, os pais pedem desculpas por causa da ideia cultural de que precisam asssumir a responsabilidade, costume herdado desde a era dos samurais. No século 15 e 16, era comum que os familiares de criminosos sofressem punições também, uma regra conhecida como "Enza", numa noção de responsabilidade coletiva. A lei foi abolida em 1868, mas seu legado permanece até hoje na cultura japonesa.
Leia também: Conheça os destinos do momento para fazer intercâmbio