Nível do Cantareira foi de 2,2% para 45,9% em um ano, diz Sabesp

São Paulo enfrentou nos últimos 3 anos a pior crise hídrica da sua história

© Reuters

Brasil ABASTECIMENTO 05/01/17 POR Folhapress

No período de um ano, o Sistema Cantareira mostrou recuperação considerável em seu volume armazenado, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O nível saltou de 2,2%, em 5 de janeiro do ano passado, para 45,9% nesta quinta (5), na medição que desconsidera o volume morto. As informações são da Agência Brasil.

PUB

De acordo com a Sabesp, levando em conta a capacidade total do Cantareira, que incluiu o volume morto, o reservatório saltou de 31,4% há um ano para 75,2% hoje. São Paulo enfrentou nos últimos 3 anos a pior crise hídrica da sua história.

Franco Villela, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica que nos anos de 2014 e 2015, as chuvas de verão estiveram muito abaixo na normalidade, o que, aliado à alta na demanda de consumo pela população, ocasionou o esgotamento do Cantareira. "Foi uma anomalia de verões secos", disse ele.

A recuperação do volume no Cantareira em 2016 ocorreu porque as chuvas voltaram a cair dentro da normalidade e também porque a população se conscientizou. Em 2017, a previsão para a próxima semana é que as chuvas continuem a cair sobre o manancial -em sete dias está prevista a precipitação de 60 milímetros. Nos cinco primeiros dias do ano, choveu 19,2 milímetros e a média histórica para o mês é 262,6 milímetros.

EVOLUÇÃO

No ano em que a crise começou, 2014, o Cantareira atingiu 26,7% da capacidade em 5 de janeiro. Um ano depois, caiu para 7%. Em maio de 2014, o governou paulista determinou o uso do volume morto pela primeira vez, o que acrescentou 182,5 bilhões de litros ao sistema, aumento de 18,5% na capacidade. Em outubro de 2014, a segunda reserva técnica entrou em operação e acrescentou 105 bilhões de litros ao sistema, o equivalente a 10,7% de acréscimo.

O sistema abastece, atualmente, cerca de 7,4 milhões de pessoas. Antes do início da crise, o Cantareira garantia água para quase 9 milhões de pessoas em toda a Grande São Paulo. A estiagem e a perda acelerada de água nos reservatórios fez com que a Sabesp redirecionasse o abastecimento para outros mananciais.

OUTROS MANANCIAIS

Na maioria dos demais mananciais, também houve recuperação. No sistema Alto do Tietê, o volume armazenado nesta quinta (5) é 43,3% e há um ano era 24,9%. O Sistema Alto Cotia está com 100,9% do total, sendo que era 89,7% há um ano. O Sistema Rio Claro armazena 84,7% atualmente, superior aos 74,5% do ano passado.

Os únicos a apresentar queda foram a Represa de Guarapiranga, que tem nesta quinta (5) 72,2% da capacidade, inferior aos 84% de um ano atrás e o Sistema Rio Grande, que registra 87,9% da capacidade, ante 93,5% do ano passado. Com informações da Folhapress.

Leia também: Inpe alerta banhistas para os riscos de raios em praias

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 20 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 7 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 6 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 6 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo