© iStock
Certos hábitos precisam ser deixados de lado durante a gestação, para que os bebês não sofram as consequências na saúde, tanto durante a infância quanto na vida adulta. Cigarro e álcool são apenas alguns comportamentos que devem ser abandonados durante a gestação, contudo, alguns hábitos que parecem inofensivos podem fazer muito mal aos bebês - e outros são capazes de fazer verdadeiros milagres pela saúde dos pequenos.
PUB
O site It Mãe listou quatro hábitos que as mamães devem abandonar ou estimular, se quiserem que seus pequenos nasçam cheios de saúde. Confira!
1. Alimentação
A importância da alimentação equilibrada ganha ainda mais ênfase durante a gestação, uma vez que o bebê precisa de muitos nutrientes para conseguir se desenvolver com plenitude. A recomendação é seguir as orientações de uma nutricionista, para que ela indique quais as principais necessidades, do bebê e da mãe. Evite a ingestão de doces para não desenvolver diabetes gestacional.
2. Vacinas
Outra recomendação extremamente importante é manter o calendário de vacinas em dia, principalmente as doses contra Hepatite A, Hepatite B, DT, Influenza, DTPA e Antimeningocócica C. Evita ter que tomar as doses contra varicela, febre amarela e Tríplice Viral. Antes de tomar qualquer medicamento, consulto primeiro sua obstetra.
3. Carreira
Gravidez não é doença e as mulheres podem e devem continuar a trabalhar durante o período gestacional - salvo os casos em que os médicos impõem repouso. Contudo, é preciso moderação quanto a viagens, principalmente as longas, principalmente após a 37ª semana de gestação. Caso seja imprescindível viajar, faça pausas para esticar o corpo de tempos em tempos, evite salto alto e roupas apertadas.
4. Exercícios
O exercício físico é essencial para garantir um parto tranquilo e mais confiante. Alguns treinos conseguem estimular a flexibilidade e fortalecer o assoalho pélvico e o sistema cardiorespiratório. Invista em atividades como natação, hidroginástica, yoga, pilates e caminhadas.
Leia também: No Japão, pais pedem desculpas por mau comportamento dos filhos