Tapioca é um dos alimentos mais desejados pelos brasileiros

O alimento se tornou uma febre nacional

© iStock

Lifestyle GASTRONOMIA 05/01/17 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Você tem um palpite sobre qual a segunda pergunta mais feita pelos brasileiros ao buscar algo no Google? Poucos imaginam, mas, de acordo com levantamento da SEMrush – empresa global de estatísticas e marketing –, 90,5 milhões de pessoas já utilizaram o site para questionar: “como fazer tapioca?”. Apenas a clássica “como chegar?” (complementada por diferentes destinos) tem mais menções.

A informação comprova o quanto esse alimento se tornou uma febre nacional. Popular no Norte e Nordeste há muito tempo, a tapioca já conquistou todas as regiões do Brasil, aliando sabor, versatilidade e uma rara combinação de benefícios à saúde e à boa forma. Ela pode ser encarada como um substituto natural do pão – com a vantagem de não possuir glúten e sódio.

Produzida a partir da fécula da mandioca, essa iguaria é muito prática de ser preparada: basta aquecê-la na frigideira (ou sanduicheira) até que se forme um disco. A partir daí, é só usar a criatividade e recheá-la da forma preferida, desde o clássico presunto e queijo , passando por frutas, peixes, vegetais, cremes... Ou mesmo em receitas como bolos, biscoitos, muffin e, acreditem, até petit gâteau! As combinações são infinitas.

Consumir tapioca regularmente é um hábito ideal para quem busca uma alimentação saudável, além de ajudar a manter o nível de colesterol baixo. Muitos alimentos naturais proporcionam benefícios semelhantes, mas o grande diferencial é que essa delícia 100% brasileira também oferece carboidratos – ou seja, mantém uma pessoa saciada por mais tempo e traz energia, ajudando, ainda, no funcionamento do metabolismo.

As vantagens vão muito além da estética: com quantidades significativas de ferro e potássio, o prato é um aliado para melhorar a circulação ou reduzir a pressão arterial. E a lista de benefícios vai além, pois estamos falando também de uma alternativa para os intolerantes a glúten.

Por ser leve e fácil de fazer, ela pode ser consumida em qualquer refeição, do café da manhã ao jantar, mesmo antes ou depois de atividades físicas. Porém, é importante salientar que nada em excesso faz bem, portanto, o consumo regular não significa comer apenas tapioca. Uma dieta balanceada deve incluir alimentos de todos os tipos.

Além de crescer em popularidade no Brasil, a iguaria cada vez conquista mais fãs no mundo, especialmente em outras partes da América Latina e na Ásia. Na Tailândia, inclusive, o produto é cultivado em larga escala e já foi descoberto por projetos sociais que almejam combater a fome. Não há dúvidas de que esse é o prato do momento. Junte-se a outros tantos milhões e procure agora no Google: “como fazer tapioca?”

 Leia também: Pré-treino de Mariana Goldfarb leva óleo de coco e ghee; veja a receita

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia