© REUTERS/Afolabi Sotunde
O Exército da Nigéria anunciou ter encontrado mais uma das quase 300 estudantes sequestradas pelo grupo fundamentalista islâmico Boko Haram em abril de 2014. A jovem foi vista por soldados enquanto vagava em uma floresta próxima à área de atuação da milícia, no norte do país.
PUB
Inicialmente, os jihadistas haviam raptado 276 alunas de uma escola em Chibok, mas, durante o transporte das meninas, 57 conseguiram escapar.
Em maio de 2016, as duas primeiras estudantes foram resgatadas, sendo que uma delas carregava um bebê. Além disso, em outubro, o Boko Haram libertou outras 21 jovens após uma negociação com o governo da Nigéria.
No momento, pouco menos de 200 continuam desaparecidas, e teme-se que muitas delas tenham morrido, sido usadas em atentados ou se radicalizado. O sequestro das estudantes causou comoção mundial e deu origem à campanha "Bring Back Our Girls" ("Tragam nossas garotas de volta"), promovida até pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.
Nos últimos anos, o Boko Haram se tornou um dos grupos terroristas mais sanguinários da África e chegou a controlar boa parte do norte da Nigéria, de maioria muçulmana. Contudo, vem sofrendo constantes derrotas militares recentemente, embora continue realizando ataques suicidas pelo país. (ANSA)