Hubble recebe fotos de buraco negro que viola leis físicas

Astrônomos estudam este tipo de objeto há algumas décadas, observando suas ondas de rádio e emissões de raios X

© M. Helfenbein / Yale University / OPAC

Tech Observatório 09/01/17 POR Notícias Ao Minuto

O observatório orbital Hubble recebeu fotos de um buraco negro extremamente leve no centro de uma galáxia pequena na constelação de Virgo, cuja intensidade de luz impossível não corresponde a compreensão que tem a humanidade do comportamento e estrutura de tais objetos, informou o site do Hubble.

PUB

Considera-se que no centro da maioria de grandes galáxias há pelo menos um buraco negro supermaciço. As razões para a formação destes objetos são pouco claras. A observação de distorções do espaço em seu entorno permite dizer que a massa típica de buracos negros supermaciços tem uma grandeza entre um milhão e vários bilhões de vezes a massa do Sol.

Astrônomos estudam este tipo de objetos já por algumas décadas observando suas ondas de rádio e emissões de raios X. A observação de tais buracos negros de grande massa é dificultada por ficarem por trás de grandes camadas de poeiras e gás que cercam os núcleos de galáxias, informou o site do telescópio.

Algumas delas como, por exemplo, a galáxia espiralada RX J1140.1+0307 na constelação de Virgo ficam "de lado" em relação à Terra, o que permite ver parte do núcleo da galáxia que na Via Láctea está sob gás e poeira.

O buraco negro que fica no centro da RX J1140.1+0307 tem um peso pequeno – é um dos mais leves buracos negros supermaciços. Muitos astrônomos classificam-na mesmo como um objeto de outra classe – os chamados buracos negros de massa intermediária que agora cientistas consideram um "elo perdido" da evolução de galáxias.

Por esta razão, os cientistas seguem a vida deste buraco negro. A intensidade de luz deste buraco negro nesta galáxia é mais alta de que prevê a teoria, e é impossível explica-la com ajuda dos conhecimentos atuais sobre buracos negros.

Segundo os astrônomos, a observação de buracos negros com massa intermediária ajudarão a compreender como esta galáxia consegue ser tão brilhante e que papel eles desempenharam no processo de formação de buracos negros supermaciços. (Sputnik)

Leia também: Haverá explosão no espaço; e poderá ser vista a olho nu

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Óbito Há 19 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 22 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 21 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

esporte Bastidores Há 23 Horas

'A verdade, como o sol, sempre sairá', diz Marcelo após rescisão com Fluminense

fama Hobbies Há 18 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 16 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 17 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais