Morre a jornalista que noticiou início da Segunda Guerra

A jornalista possou boa parte de sua carreira nas frentes de batalha de conflitos

©

©

Mundo CLARE HOLLINGWORTH 10/01/17 POR Folhapress


A veterana correspondente de guerra britânica Clare Hollingworth, que noticiou o início da Segunda Guerra Mundial, morreu nesta terça-feira (10) aos 105 anos.

PUB

A família divulgou um breve comunicado sobre a morte da jornalista. "Estamos tristes em anunciar que, depois de uma ilustre carreira de quase um século de notícias, a celebrada correspondente de guerra Clare Hollingworth morreu esta noite, em Hong Kong", afirma o texto. Ela vivia em Hong Kong havia 30 anos.

A jornalista possou boa parte de sua carreira nas frentes de batalha de conflitos em países como Vietnã, Argélia, Oriente Médio, Índia e Paquistão, além de ter coberto a Revolução Cultural na China.

Mas ela é mais lembrada pelo furo de reportagem ao anunciar o início da Segunda Guerra, em 1939, quando era apenas uma repórter iniciante, aos 27 anos.

FURO

Ela noticiou a invasão alemã à Polônia durante sua primeira semana trabalhando como jornalista do "Daily Telegraph". Nos últimos dias de agosto daquele ano, a fronteira entre os dois países estava fechada exceto para veículos diplomáticos.Em sua autobiografia, a jornalista conta ter emprestado o carro de um funcionário do consulado britânico para ir até o lado alemão da fronteira, onde noticiou ter visto os tanques e armamentos das tropas nazistas, que se preparavam para atacar a Polônia.T

rês dias depois, em 1º se setembro, Hollingworth noticiou o primeiro ataque alemão contra a Polônia, ao norte da cidade de Katowice. Ela conta que sua primeira ligação foi para a Embaixada britânica em Varsóvia e que o funcionário com quem conversou não acreditava na notícia.

"'Ouça!' Eu segurei o telefone para fora da janela do meu quarto. O ruído crescente de tanques cercando Katowice podia ser ouvido claramente", diz a repórter em sua autobiografia. "'Você não consegue ouvir?'"

Depois, ela telefonou para o correspondente do "Telegraph" em Varsóvia, que reportou a notícia para a redação do jornal, em Londres. Hollingworth comemorou em outubro seu 105º aniversário no Clube de Correspondentes Estrangeiros em Hong Kong. (Folhapress)

Leia também: Aos 82, morre ex-presidente da Alemanha Roman Herzog

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Atentado Há 1 Hora

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

fama Cuiabá Há 1 Hora

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

esporte STF Há 1 Hora

Gilmar Mendes vota a favor de soltura de Robinho e placar fica 2 a 1 para manter prisão

fama Luto Há 1 Hora

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

justica Rio de Janeiro Há 1 Hora

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

esporte Boxe Há 5 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 1 Hora

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

esporte Vídeo Há 22 Horas

Mike Tyson dá tapa na cara de Jake Paul, que esbraveja: 'Ele deve morrer'

fama Demi Moore Há 22 Horas

Demi Moore revela distúrbio alimentar após pedirem para ela perder peso

fama Anitta Há 22 Horas

A ascensão de Anitta: Quando e como ela conquistou o mundo