Comando Vermelho deu ‘golpe empresarial’ no PCC, diz promotor

Em entrevista ao jornal O Globo, Alexander Araujo de Souza explicou o fim da aliança entre as duas facções criminosas

© Reuters / Bruno Domingos

Justiça Crise 11/01/17 POR Notícias Ao Minuto

O promotor do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Alexander Araujo de Souza, explicou em entrevista ao jornal O Globo o que motivou o fim dos laços entre o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), que são as duas facções criminosas mais poderosas do Brasil.

PUB

O especialista diz acreditar que os massacres e a crise penitenciária no sistema carcerário brasileiro tem relação direta com o racha entre o CV e o PCC, que mantiveram uma aliança por mais de 10 anos, iniciada por Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, e Marcola, líder do PCC.

“A aliança inicialmente se deu como forma de proteção mútua. Tal aliança evoluiu para o aspecto econômico, relativamente às atividades por elas desenvolvidas, sobretudo o controle das rotas das drogas e o tráfico de armas. A aliança vinha dando alguns resultados econômicos positivos para ambas as facções e se refletiu em pacificação em alguns estados, como em Fortaleza, no Ceará”, afirma o promotor.

Mas a paz acabou, de acordo com a Alexander, quando a facção carioca firmou novas alianças, dessa vez com grupos inimigos do PCC. Antes, acreditavam que o assassinato de Jorge Rafaat, traficante transnacional que atuava na fronteira, teria motivado o fim da trégua. Mas parece que não.

“O racha se deu em razão das alianças que o Comando Vermelho firmou com facções de outros estados, que são inimigas do PCC e que tentam impedir que este se torne hegemônico no país. Isto representou um golpe na pretensão empresarial do PCC em expandir seus negócios e criar um monopólio do crime organizado”, disse o especialista, ressaltando aquilo que foi entendido como desrespeito por parte do PCC.

“O Comando Vermelho, que já não respeitava à risca a aliança financeira firmada com o PCC, celebrou alianças com facções declaradamente inimigas do PCC. As principais alianças foram com o PGC (Primeiro Grupo Catarinense), a FDN (Família do Norte), o Bonde dos 40 (do Maranhão), e o SDC (Sindicato do Crime, do Rio Grande do Norte). Como já dito, isto contrariou o interesse empresarial do PCC de se tornar hegemônico no país e de expandir suas atividades lucrativas para outros estados”, finalizou.

Leia também: Homem morre após ter carro alvejado por 90 tiros em Goiânia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 10 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 10 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

brasil AVIÃO-SP Há 5 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

mundo Inglaterra Há 1 Hora

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 11 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 8 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

brasil Porto dos Gaúchos Há 9 Horas

Sucuri grávida morre atropelada e filhotes são expelidos em rodovia em MT

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 7 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

tech Rede Social Há 11 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta