© iStock
Já agradeceu a alguém hoje? O Lifestyle ao Minuto reuniu algumas conclusões de vários estudos sobre os principais benefícios da gratidão:
PUB
A gratidão abre portas para mais relações: Dizer ‘obrigado’ mostra educação e pode lhe ajudar a fazer novas amizades, segundo destaca a revista Emotion sobre um estudo publicado em 2014. E além de aumentar a empatia, a gratidão também reduz a agressão, porque quando se age de forma educada as outras pessoas repetem o comportamento, reduzindo as retaliações com violência.
A gratidão pode ser boa para a saúde física e psicológica. De acordo com um estudo publicado em 2012 na revista Personality and Individual Differences, as pessoas gratas têm menos dores e afirmam sentirem-se mais saudáveis do que as outras pessoas. Outro estudo aponta ainda que a gratidão reduz uma grande quantidade de emoções tóxicas, desde inveja ou ressentimento à frustração ou arrependimento.
Agradecer também pode lhe ajudar a dormir melhor e a ter mais autoestima. Um estudo publicado em 2011 na revista Applied Psychology: Health and Well-Being concluiu que escrever um diário de gratidão melhora o sono. E outro estudo publicado em 2014 destaca que a gratidão melhora a autoestima das pessoas.
Leia também: 8 dicas para ter mais resultados na vida pessoal em 2017