FCA se recupera na Bolsa de Milão após denúncia ambiental

Um dia antes, as duas ações tinham derretido em Milão por conta de uma notificação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos

© DR

Economia RECUPERAÇÃO 14/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Após uma queda de 16% na última quinta-feira (12), as ações da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na Bolsa de Valores de Milão se recuperaram da acusação de fraude ambiental contra a empresa e encerraram o pregão desta sexta (13) com alta de 4,61%, ao preço de 9,18 euros.

PUB

Além disso, os papéis da Exor, holding que controla o grupo automobilístico, tiveram valorização de 6,73%, chegando a 42,69 euros. Um dia antes, as duas ações tinham derretido em Milão por conta de uma notificação da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos sobre possíveis violações da legislação do país sobre poluição do ar.

Segundo a entidade, a FCA teria utilizado um software instalado em motores a diesel para realizar emissões de poluentes mais elevadas que o permitido nos EUA. As suspeitas dizem respeito a 104 mil automóveis modelo Dodge Ram e Jeep Grand Cherokee.

Nesta sexta, a agência "Bloomberg" divulgou que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos já estaria investigando a Fiat Chrysler e até avaliando a possibilidade de abrir uma ação penal contra o grupo.

O CEO da FCA, Sergio Marchionne, já havia considerado a hipótese de um inquérito por esse ser o procedimento padrão do Departamento após denúncias da EPA. O executivo nega as acusações e afirma que ninguém na empresa seria "estúpido a ponto de tentar montar um software ilegal".

Outro grupo automobilístico na mira da Justiça é a Renault, investigada em seu país de origem, a França, também por supostas fraudes em emissões de poluentes em veículos com motor a diesel. A montadora diz não ter envolvimento com qualquer irregularidade.

No fim de 2015, a Volkswagen admitiu ter usado um software para burlar testes ambientais nos EUA e na Europa, em um escândalo que abalou sua imagem no mundo todo. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Relações de petróleo entre Rússia e Cuba são fortificadas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 11 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 9 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)