© Reuters
De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária, responsável pela administração da infraestrutura do Porto, estima um crescimento neste ano em torno de 7,1%, com a movimentação superior a 112,0 milhões de toneladas.
PUB
Até setembro, foi registrado crescimento de 14,9% nos embarques de mercadorias destinadas à exportação, atingindo 60,5 milhões de toneladas. Entre os principais produtos estão o açúcar, álcool, café em grãos, a carne, o complexo soja e milho. As importações alcançaram 25,2 milhões de toneladas, com crescimento de 4,4%. Entre os itens principais, estão minério de ferro, gás liquefeito de petróleo (GLP) e carvão.
Os produtos embarcados para o exterior representaram 26,5% das exportações brasileiras (US$ 47,0 bilhões) e os vindos de fora, 25,4% das importações (US$ 45,5 bilhões) feitas pelo país. Do total enviado ao exterior, a maior parcela (15,7%) seguiu para a China. Os Estados Unidos vêm logo depois, com a compra de 9,3% desse volume exportado. Na terceira posição está a Argentina (6,3%).
Também é da China que chega a maior parte das encomendas brasileiras, com 16% do total das importações. Na segunda posição estão os Estados Unidos, com 13,9%, e em terceiro a Alemanha, com 9,7%.