China comemora o inchaço da Copa do Mundo em 2026

Torneio terá 48 seleções

© Reuters

Esporte em festa 15/01/17 POR Estadao Conteudo

Os chineses comemoraram a decisão da Fifa, divulgada nesta semana, de ampliar o número de seleções na Copa do Mundo a partir de 2026. O total de times passa de 32 para 48 e, com isso, eles acreditam que terão mais chances de conquistar uma vaga no Mundial. A China é uma potência olímpica, mas, quando se trata do futebol, está só engatinhando. Até hoje, o país só disputou a Copa de 2002 e ocupa o distante 83.º lugar no ranking da Fifa.

PUB

O cenário para a Copa do Mundo de 2018 não é muito favorável. Nas Eliminatórias Asiáticas, os chineses estão em último lugar no Grupo 1, formado também por Irã, Coreia do Sul, Usbequistão, Síria e Catar. Até agora, foram dois empates e três derrotas em cinco partidas. No segundo turno, vão precisar de um milagre - tirar uma diferença de oito pontos para a Coreia do Sul - para alcançar uma das duas vagas diretas para o Mundial da Rússia.

A China não quer apenas jogar uma Copa, mas também quer fazer o seu próprio Mundial. Por isso, estuda se candidatar para 2026 ou 2030. O problema é que já tem gente na fila. Como o torneio de 2022 será disputado no Catar, a China não poderia ser a sede de 2026 pela regra de revezamento dos continentes criada pela Fifa - os dois países se localizam na Ásia.

Se o foco for 2030, os chineses vão enfrentar outro obstáculo: a Copa está "prometida" para a candidatura conjunta de Uruguai e Argentina para celebrar o centenário do torneio. O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, se comprometeu com os uruguaios a fazer um Mundial no local da primeira edição depois de 100 anos de disputa.

No entanto, as favas não estão totalmente contadas. A favor dos chineses está a enorme infraestrutura do gigante asiático. A China é um dos poucos países no mundo com capacidade de, sozinho, sediar 80 jogos em apenas um mês de acordo com o novo formato do Mundial.

Dinheiro não falta. Basta olhar a lista de estrelas mundiais contratadas recentemente, como Carlitos Tevez e Oscar. Além disso, os chineses são parceiros comerciais da "nova Fifa" e patrocinaram o último Mundial de Clubes.

Obviamente, a determinação para o desenvolvimento do futebol na China veio de cima. O presidente Xi Jinping é um entusiasta do esporte. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 8 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 8 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Vídeo Há 8 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

brasil Goiás Há 9 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Viralizou Há 9 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

politica Investigação Há 8 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

fama Beto Barbosa Há 4 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Ron Ely Há 10 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 10 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 7 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?