Sebastiana e Amigos do Zé Pereira promovem grito do carnaval no Rio

Juntos, blocos promovem, no próximo dia 19, o primeiro grito de folia no Circo Voador

© DR

Cultura Folia 15/01/17 POR Notícias ao Minuto

A Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro (Sebastiana) fará uma parceria, pela primeira vez, com a Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira. Juntos, os blocos promovem, no próximo dia 19, o primeiro grito de carnaval no Circo Voador.  

PUB

O evento dará a largada ao carnaval 2017 e terá roda de samba e apresentação de quatro blocos: Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor, Quizomba e Céu na Terra.  Quem quiser participar pode doar um quilo de alimento não perecível e será cobrada meia entrada para estudantes, idosos e menores de 21 anos.

A Sebastiana reúne 11 blocos tradicionais da cidade: Simpatia É Quase Amor, Bloco do Barbas, Suvaco do Cristo, Carmelitas, Imprensa Que Eu Gamo, Meu Bem Volto Já, Escravos da Mauá, Gigantes da Lira, Que Merda É Essa, Bloco da Ansiedade e Virtual. Já a Liga Amigos do Zé Pereira é integrada por oito blocos: Quizomba, Orquestra Voadora, A Rocha, Vagalume, Céu na Terra, Laranjada, Toca Rauuul! e Último Gole.

“É uma mistura boa”, disse a presidente da Sebastiana, Rita Fernandes. 

Recursos

Rita Fernandes destacou que o trabalho conjunto visa driblar o cenário de crise do Rio de Janeiro. 

O presidente da Liga Amigos do Zé Pereira, Rodrigo Rezende, diz que a parceria visa também a captação de recursos para os desfiles dos blocos. Para Rezende, parte da arrecadação com o do Imposto sobre Serviços (ISS) recolhido de hotéis, bares e restaurantes durante o carnaval deveria ser destinada para os blocos de rua, e não apenas para as escolas de samba.

“Nós que fazemos o carnaval de rua do Rio trazemos 5,5 milhões de foliões que geram essa receita. Nossa ideia é que seja feito um edital de fomento direto para blocos de rua, de uma maneira muito mais plural. A gente quer que esse imposto que geramos seja revertido para essa manifestação cultural que é espontânea do Rio de Janeiro”.

Segundo ele, há anos os blocos de rua sobreviveram de "vaquinha", venda de camiseta e cerveja. Atulamente, conforme ele, os blocos cresceram muito e arrastam de 50 mil a 100 mil pessoas, mas continuam com o mesmo processo de arrecadação de recursos. “Se o carnaval de rua minguar, a receita de bilhão de reais de ISS vai cair para a casa do milhão de reais e afetar a saúde, a educação, a segurança. É isso que a gente está tentando alertar”.

A presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, disse que a prefeitura licita os serviços de infraestrutura para os desfiles, como a colocação de banheiros químicos, por exemplo. Mas esse tipo de licitação acaba por impedir patrocínios privados para os blocos.

As associações encaminharam uma carta à prefeitura com as reivindicações.

Por meio da assessoria de imprensa, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro  (Riotur) informou que, até o momento, estão previstos investimentos da prefeitura somente para a infraestrutura dos desfiles dos blocos de rua e não para a preparação das agremiações para o carnaval. As demandas das associações de blocos serão analisadas, acrescentou a empresa. Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Começa neste sábado venda de ingressos para carnaval 2017 no Rio

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 11 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 11 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 13 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 7 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 12 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 11 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Ron Ely Há 14 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 13 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Redes Sociais Há 7 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Presos Há 10 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?