Com várias opções no elenco, Eduardo Baptista muda esquema

A linha de quatro homens no centro de campo foi treinada exaustivamente nos últimos dias

© Divulgação/Palmeiras

Esporte tática 16/01/17 POR Folhapress

Os primeiros dias de trabalho tático em 2017 evidenciaram uma nova era no Palmeiras. Sai o esquema 4-2-3-1 de Cuca para o 4-1-4-1 de Eduardo Baptista. A linha de quatro homens no centro de campo foi treinada exaustivamente nos últimos dias, e os novos reforços já correm para se encaixarem sob as orientações do novo comandante.

PUB

+ Havaiano fica perto da morte após desmaiar em Pipeline; vídeo

Nome mais badalado deste mercado, Felipe Melo já trabalhou ao lado de Róger Guedes, Tchê Tchê, Moisés e Dudu no novo meio-campo. Raphael Veiga, Yoran, Keno e Michel Bastos também participaram das movimentações orquestradas por Eduardo Baptista.

O treinador ainda aguarda pela chegada do venezuelano Alejandro Guerra, meio-campista versátil e que pode atuar em pelo menos três funções neste novo Palmeiras -inclusive como 'falso 9'.

Confira logo abaixo os lugares nos quais os nove reforços do atual campeão brasileiro se encaixam dentro do esquema do treinador:

FELIPE MELO

Logo no primeiro treinamento tático, Felipe Melo posicionou-se em frente à linha de zagueiros -o primeiro '1' da formação. O volante de 33 anos, além de se destacar com o senso de antecipação e recuperação de bola na marcação pressão, também possui qualidade para elevar o nível da saída de bola palmeirense com passes curtos e longos.

ALEJANDRO GUERRA

Um dos nomes mais versáteis entre os reforços, Guerra pode atuar em três setores no 4-1-4-1 de Eduardo Baptista. O venezuelano exerce funções pelo centro do meio-campo e também se mostra capaz de ocupar a faixa pelo lado direito, hoje de Róger Guedes. O provável camisa 18 do Palmeiras ainda joga como 'falso 9', caso o treinador opte por armar o time sem uma referência (Alecsandro e Barrios).

MICHEL BASTOS

Na primeira entrevista como jogador do Palmeiras, Michel Bastos se colocou à disposição para atuar aberto pelos dois lados no meio-campo - Dudu e Róger Guedes são os titulares e principais concorrentes por vaga entre os titulares neste momento. O ex-jogador do São Paulo trabalhou nos primeiros dias de treino tático também pelo centro. O camisa 15 soma momentos na carreira como lateral esquerdo, mas o atual campeão brasileiro possui Zé Roberto e Egídio para atuar neste setor.

WILLIAN

Atacante veloz e com potente chute de média distância, Willian surge como opção imediata para dois setores no time de Eduardo Baptista. Recentemente no Cruzeiro, o atacante jogou tanto aberto pela esquerda -quando realizou parceria de sucesso com Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart - como um centroavante de movimentação pelo centro.

FABIANO

Autor do gol do título brasileiro no ano passado, Fabiano inicia o ano como reserva na lateral direita. Jean, titular na posição durante a maioria da temporada passada, assumiu a camisa 2 e sofrerá uma concorrência ainda maior para atuar no meio com as chegadas dos novos nomes ao elenco palmeirense. Desta forma, o ex-Cruzeiro tem a disputa direta pela posição definida.

HYORAN

O meia-atacante que mistura velocidade, habilidade e dedicação defensiva participou dos treinos táticos como uma opção pelo centro, em linha de quatro jogadores; a atenção à marcação é fundamental neste esquema de jogo. A concorrência é grande, e a titularidade surge como improvável em um momento de mudança de perfil do elenco para atletas mais 'cascudos'.

RAPHAEL VEIGA

Canhoto, com boa visão de jogo e tiro de média distância, Raphael Veiga também trabalhou pelo centro nos treinamentos de Eduardo Baptista. Dependerá da dedicação defensiva para atuar mais recuado e se encaixar devidamente no esquema palmeirense.

KENO

Atacante de velocidade e dono de um preparo físico que o torna capaz de atuar nas duas frentes do campo (ataque e defesa ao acompanhar os laterais rivais), Keno surge como opção para atuar pelos lados do campo, especialmente pela esquerda. Foi assim que Eduardo Baptista trabalhou o novo reforço nos primeiros dias.

ANTÔNIO CARLOS

O jovem ex-zagueiro da Ponte Preta começa a temporada como o quinto zagueiro do elenco. Yerry Mina e Vitor Hugo são os titulares incontestáveis, enquanto Edu Dracena e Thiago Martins ocupam o banco de reservas. Antônio Carlos precisará impressionar para ganhar espaço dentro do elenco, apesar de chegar à Academia de Futebol sob a recomendação de Eduardo Baptista. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 9 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 9 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil Brasil Há 5 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

economia Carrefour Há 7 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

justica Itaúna Há 9 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

fama MAIDÊ-MAHL Há 9 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

fama Segunda chance Há 22 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025

brasil São Paulo Há 9 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Jonathan Bailey 21/11/24

Jonathan Bailey conta por que precisou se despir em meio às gravações de 'Wicked'