© iStock
Apesar do horário de verão, o consumo de energia aumenta muito nesta época do ano, graças ao ar-condicionado, equipamento praticamente imprescindível para dormir e ficar em casa nos momentos de 40°C. Para que a conta não seja um rombo no orçamento, confira as dicas que o professor da Faculdade de Engenharia da Faap José Carlos Mora deu ao jornal Folha de S. Paulo:
PUB
1. Sem brechas
Mantenha todas as portas e janelas dos ambientes bem fechadas, para que o ar quente não entre e faça o aparelho gastar mais energia para refrigerar o local. O mesmo cuidado vale para os aparelhos portáteis.
2. Regule a temperatura certa
O ideal é manter o aparelho com a temperatura entre 23 e 25°C, pois abaixo disso vai fazer com que o aparelho tenha que trabalhar muito mais. Manter o equipamento no automático também ajuda a fazê-lo trabalhar somente o necessário.
3. Ar Livre
Disponha a unidade de ventilação e de troca de calor em local arejado, pois do contrário, o aparelho terá que trabalhar mais para fazer a troca de calor.
4. Limpeza
Limpe bem o filho do aparelho, pois filtros sujos dificultam a passagem de ar.
5. Potência certa
Descubra a carga térmica e o tamanho do ambiente no qual o ar-condicionado vai ser instalado, para escolher a potência certa, e poupar dinheiro.
Leia também: Após assédio, cia aérea cria área exclusiva para mulheres