© Reprodução / Facebook
O presidente da Câmara dos Vereadores de São Bernardo do Campo, Pery Cartola (PSDB), elaborou um "manual de etiqueta" com sugestões de condutas aos funcionários da Casa. A medida antiquada já virou piada.
PUB
Segundo o R7, o guia de conduta diz que homens não devem usar meias claras com roupas escuras, pois "a meia é uma extensão da calça e prolongamento do sapato". Sobre as gravatas, os parlamentares devem evitar as "de bichinho, de crochê ou frouxa no colarinho".
O visual batizado de hipster também não é aprovado por Cartola. "A barba deve ser feita todos os dias ou aparadas regularmente".
Já as mulheres devem optar pela discrição na escolha dos esmaltes, da maquiagem e do perfume. "Não exagere no perfume, prefira colônia fresca ou lavanda" diz no manual.
Até para cumprimentos tem jeito certo. "Na saudação, jamais cumprimentar alguém com a mão mole ou tocando somente nas pontas dos dedos. O aperto de mão deve ser firme, sem ser agressivo ou exagerado, com três sacudidas compassadas. A intenção não é estraçalhar os dedos da outra pessoa. Sorria e olhe nos olhos da outra pessoa enquanto a cumprimenta".
Leia também: Cinco vereadores presos tomam posse em Foz do Iguaçu nesta quarta