AIE prevê que produção de petróleo crescerá 380 mil barris por dia

A Opep prometeu desacelerar a produção em 1,2 milhões de barris por dia

© Reuters

Economia fora da Opep 19/01/17 POR Estadao Conteudo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está enfrentando ventos contrários diante do aumento da produção de petróleo de rivais, disse nesta quinta-feira a Agência Internacional de Energia (AIE), no mais recente aviso de que o esforço da Opep de cortar a produção para elevar os preços da commodity pode não surtir o efeito desejado.

PUB

A Opep - cartel de 13 países que juntos possuem mais de um terço da produção de petróleo bruto global - prometeu desacelerar a produção em 1,2 milhões de barris por dia, ou quase 4% da produção total, em 30 de novembro, com o acordo entrando em vigor no dia 1º de janeiro.

Onze países fora do grupo - incluindo a Rússia - também concordaram em se juntar ao acordo, com cortes de 558 mil barris por dia em 10 de dezembro.

Apesar das promessas para reduzir a produção da Rússia e outros, a agência atualizou suas estimativas de crescimento da produção dos países fora da Opep em 175 mil barris por dia neste ano, subindo para 380 mil barris por dia.

Segundo a agência, isso virá em grande parte do aumento da produção dos EUA, no qual a AIE projetou crescimento de 170 mil barris por dia em 2017. A indústria não se tornou mais eficiente na sequência de uma era de preços baixos do petróleo, com tempos mais curtos de perfuração.

Na quarta-feira, a Opep elevou suas projeções de produção dos EUA para 230 mil barris por dia em 2017.

Mas a AIE disse que os projetos planejados para entrar em funcionamento no Brasil e no Canadá vão trazer também um aumento de 415 mil barris por dia neste ano para os dois países.

A notícia vem depois de a Opep cortou sua produção em dezembro, podendo diminuir ainda mais neste mês à medida que cortes de produção são implementados. A agência disse que a produção de petróleo bruto da Opep caiu 320 mil barris por dia a partir de taxas de registro para 33,09 milhões de barris por dia em dezembro, depois que a Arábia Saudita interrompeu a produção e menor oferta na Nigéria. O cartel afirmou que sua produção caiu 221 mil barris por dia no mês passado.

Segundo a AIE, os "primeiros indícios sugerem que uma redução mais profunda da Opep pode estar em curso em janeiro, uma vez que a Arábia Saudita e seus vizinhos fizeram cortes de fornecimento".

Por outro lado, a própria Opep enfrenta desafios internos de maior produção da Líbia e Nigéria, ambos os quais estão isentos dos cortes de produção. A produção da Líbia, por exemplo, subiu acima de 70 mil barris por dia no início deste mês - seu mais alto nível em três anos - depois de um gasoduto importante foi reaberto no país. Com informações do Estadão Conteúdo.

LEIA TAMBÉM: Indicador de tendência econômica para o Brasil cai pela primeira vez

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA