Veja o que se sabe até agora sobre o desastre aéreo em Paraty

Confira as informações que foram divulgadas, até o momento, sobre a queda da aeronave em que estava o ministro Teori Zavascki

© Reuters / Bruno Kelly

Brasil Informação 20/01/17 POR Folhapress

Confira quais são as informações divulgadas, até o momento, sobre a queda do avião em Paraty, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19). 

PUB

Quais eram as condições climáticas na hora do acidente?

Chovia forte, havia grande nebulosidade e ocorrência de raios em Paraty, por volta das 13h30. Segundo relatórios climáticos, houve uma mudança rápida na direção dos ventos. Isoladamente, as condições climáticas adversas não causariam a queda do avião.

Qual era a estrutura do aeroporto de Paraty?

O aeroporto de Paraty tem estrutura pequena, voltada apenas para viagens de pequenas aeronaves e voos não regulares. Por isso, não há uma torre de controle responsável por gerenciar a chegada e partida de aviões, como nos grandes aeroportos. Os instrumentos do avião pouco podem ajudar na aproximação da pista, o piloto tem que se guiar por referências visuais. Ou seja, o piloto tem que enxergar a pista durante sua descida. Em condições climáticas adversas, a visualização da pista pode ser prejudicada.

Quais são as principais hipóteses para a queda até agora?

Diante do mau tempo e da queda que ocorreu enquanto o avião se encaminhava para a aproximação final da pista, especialistas apontam que o mais provável é que tenha ocorrido uma desorientação espacial do piloto. Sem referências visuais de onde está o horizonte e o chão, o piloto pode perder a noção de onde está e para onde está levando a aeronave.

A aeronave tinha caixa preta?

O modelo King Air C90, segundo a Aeronáutica, não dispõe de caixa preta que registra os dados do voo (altitude, velocidade, aceleração etc). Mas é possível que o avião tenha a caixa preta responsável pela gravação do áudio dentro da aeronave. Caso o modelo tenha essa caixa preta é preciso que ela estivesse ligada para fazer as gravações. No acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, por exemplo, o aparelho estava desligado. O áudio captado pode ajudar, por exemplo, a entender se houve comunicação entre o piloto e alguém em terra, via rádio, ou se houve algum algum aviso do piloto aos passageiros antes da queda.

Quando começam as investigações? 

Desde a noite de quinta-feira (19), militares do Seripa 3, órgão de investigação da Aeronáutica localizados no Rio de Janeiro, estão no local do acidente. Uma equipe de investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), saída de Brasília deverá chegar em Paraty ainda nesta sexta-feira (20). Agentes da Polícia Federal e da Polícia Civil também já fazem investigações. Como de praxe, um representante da agência americana de segurança aérea também acompanhará a investigação, já que o avião King Air é de fabricação norte-americana. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo