Governador do RN prevê fechar Alcaçuz: "história maldita"

"Estamos com a construção de dois novos presídios, um terceiro virá com dinheiro do presidente Temer, que ele enviou, do Fundo Penitenciário", disse Robinson Faria

© Divulgação

Justiça Presídio 21/01/17 POR Folhapress

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, admitiu a possibilidade de fechar o presídio de Alcaçuz, onde mais de 26 pessoas foram mortas em um motim que já dura seis dias. Faria disse ainda que a penitenciária tem uma "história maldita".

PUB

"Estamos com a construção de dois novos presídios, um terceiro virá com dinheiro do presidente Temer, que ele enviou, do Fundo Penitenciário. Se tiver uma condição de que com esses três novos presídios, nós possamos suprimir e apagar a história maldita de Alcaçuz, nós iremos acabar com Alcaçuz", disse Faria, após se reunir com o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

O governador ainda chamou de "equívoco" a construção da penitenciária em área de dunas, onde presos podem enterrar objetos.

"Foi um grande equívoco na época construir um presídio em cima de uma duna. Acho muito melhor fazer um deslocamento [da penitenciária], ali hoje é uma área turística, tem muitas casas no entorno, tem lagoa, tem praia. Não cabe mais um presídio. Tem que levar para muito mais distante, isolada", disse ele.

Faria afirmou ainda que neste sábado (22) o governo começará a construir um muro no presídio para separar as duas facções, Sindicato do Crime e Primeiro Comando da Capital, que se enfrentam há quase uma semana.

Até domingo (22), 1.846 homens do Exército estarão nas ruas de Natal fazendo policiamento -nesta sexta, já havia 650 deles. "Vamos proteger os principais pontos estratégicos, como hospitais e aeroportos, e com isso garantir a normalidade", disse ele.

Uma série de ônibus foi incendiada na cidade na quarta-feira (18). Segundo Faria, a polícia já prendeu 16 suspeitos, que são ligados a facções criminosas, segundo ele."Não tivemos nenhum policial ferido ou morto, não tivemos nenhuma baixa de inocente, de pessoas nada a ver com o crime. Não tivemos reféns. Ou seja, foi meramente uma briga entre duas facções muito violentas", afirmou. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Hollywood Há 21 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 23 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Saúde Há 8 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 7 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

politica Justiça Há 8 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas

esporte Televisão agora mesmo

CBF e Globo acertam contrato de exclusividade para transmissão da Supercopa até 2027