Mudança em compulsório tem o objetivo de reduzir custo de crédito

Le Grazie explicou que parte das medidas contempla a substituição de deduções de compulsórios sobre recursos à prazo e à vista

© DR

Economia Banco central 24/01/17 POR Estadao Conteudo

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Reinaldo Le Grazie, afirmou nesta terça-feira, 24, que as medidas anunciadas hoje pelo BC para o compulsório bancário têm o objetivo de reduzir, de forma sustentável, o custo do crédito ao longo do tempo. "Ao simplificar compulsórios, teremos redução do custo de observância dos bancos", afirmou.

PUB

Le Grazie explicou que parte das medidas contempla a substituição de deduções de compulsórios sobre recursos à prazo e à vista.

De acordo com o chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do BC, Flávio Túlio Villela, as medidas não têm o objetivo de alterar recolhimento de compulsório, mas sim de simplificar o sistema.

"A primeira medida é o encerramento de deduções autorizadas nos últimos 8 e 9 anos. Na época, admitiu-se uma série de aplicações que resultariam na redução do depósito compulsório. Agora, estamos agrupando todas elas em um item só para apuração do valor a recolher", explicou Vilela. A data de referência para este agrupamento será 20 de janeiro. O valor fixo será considerado até o fim de 2019. "Isso reduzirá muito o gerenciamento dos bancos em relação a compulsórios. As deduções foram importantes antes, mas perderam o objetivo depois."

Outra medida é a unificação da base de cálculo do compulsório adicional. De acordo com Vilela, cada compulsório antes tinha um período diferente de cálculo e de cumprimento (quando ele de fato é recolhido). Agora, com as mudanças, o período de cálculo sempre começa na segunda-feira e termina na sexta-feira. "Já o cumprimento do compulsório passa a ser sempre na segunda-feira. As instituições terão um prazo folgado para prestar informações sobre compulsórios", disse Vilela. Com informações do Estadão Conteúdo.

LEIA TAMBÉM: Boletos poderão ser pagos em qualquer banco após vencimento

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 4 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

fama Jhei Soares Há 11 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

justica Sete Lagoas Há 14 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

mundo Austrália Há 13 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

politica Kids pretos Há 3 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Liam Payne Há 12 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

lifestyle Dicas Há 12 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

fama Racismo Há 5 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

esporte Fortuna Há 4 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

brasil Trabalho temporário Há 11 Horas

Trabalho temporário? Saiba os seus direitos e como evitar prejuízos