© iStock
Estar em contato com a natureza é uma prática muito saudável e que traz muitos benefícios ao corpo e à mente. O "banho de floresta", ou shinrin-yoku, é muito comum no Japão e os efeitos terapêuticos da hábito prometem reduzir o estresse e até prevenir doenças, revela um estudo realizado por pesquisadores japoneses da Universidade de Chiba e da Escola Médica Nippon, em Tóquio.
PUB
A pesquisa aponta que o "mergulho" na natureza diminui a pressão alteração, a frequência cardíaca, os níveis de cortisol, hormônio do estrsse, além de melhorar o sistema imunológico por aumentar a atividade das células NK (natural killlers ou exterminadoras naturais), que atuam na defesa do organismo de células tumorais e infecções, revela o site UOL.
"Toda a evolução humana ocorreu em uma relação muito próxima com a natureza e esse distanciamento que vemos atualmente é recente na trajetória da Humanidade", comenta o coordenador do curso de Naturologia da Anhembi-Morumbi, Caio Portella. Desta forma, o banho de natureza agiria no corpo como uma espécie de "volta para casa".
Leia também: 43% dos brasileiros aceitam ganhar menos se puderem viajar