SP: Marginais têm mais acidentes em 1º dia com novos limites

Foram oito casos, ante um histórico de 6,8 ocorrências diárias

© DR

Brasil CET 27/01/17 POR Estadao Conteudo

Com as fortes chuvas de quinta-feira, 26, o primeiro dia útil de operação dos novos limites de velocidade nas Marginais do Tietê e do Pinheiros terminou com mais acidentes registrados do que na média do ano passado. Foram 8 casos na quinta-feira, 26, ante um histórico de 6,8 ocorrências diárias, conforme balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

PUB

Quatro dos acidentes tiveram vítimas, ainda de acordo com a companhia que, em nota, disse que "nos horários de pico, a operação contou com um efetivo de 139 agentes de trânsito da CET, dedicados ao monitoramento e à orientação aos motoristas que trafegam pelas Marginais".

Para especialistas, no entanto, não dá para fazer relação direta, ao menos na quinta-feira, 26, entre o número de acidentes acima da média e o aumento das velocidades. Dias chuvosos têm mais acidentes. "Costumo dizer que, quando chove, a pista encolhe e o carro cresce. A pista molhada exige mais espaço para que o carro consiga fazer a frenagem. É normal que se tenha mais acidentes em dias como hoje (quinta-feira, 26)", disse o engenheiro de trânsito Luiz Celio Bottura, ex-ombudsman da CET.

O engenheiro citou ainda o fato de que, ao longo dos horários de pico de ontem foi registrado trânsito abaixo da média histórica de janeiro. O maior índice foi às 19 horas, quando a CET contou 92 quilômetros de filas de carros. A média, para este horário, é de 126,8 quilômetros.

Na quinta-feira, 26, a gestão João Doria (PSDB) prestou novos esclarecimentos sobre o programa Marginal Segura, conjunto de ações prometidas pelo prefeito para aumentar os limites com segurança. Doria havia dito que a Prefeitura iria deslocar quatro ambulâncias para prestar socorro a eventuais vítimas de acidentes ocorridos na pista. Elas viriam de um lote de 14 ambulâncias doadas à capital pelo Ministério da Saúde, por meio do programa Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não estão trabalhando ainda porque a documentação dos veículos não está pronta.

A gestão Doria afirmou que, na falta delas, outras quatro ambulâncias foram deslocadas, mas os veículos ficariam também com a missão de atender as demais ocorrências da cidade. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos