Marisa Letícia passa por segunda tomografia

Exame atestará se houve melhora na infecção instalada no cérebro da mulher do ex-presidente Lula

© Reuters

Brasil Saúde 27/01/17 POR Notícias Ao Minuto

Setenta e duas horas após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), a ex-primeira-dama Marisa Letícia passará por uma segunda tomografia nesta sexta-feira (27). O exame atestará se houve melhora na infecção instalada no cérebro da mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a sua internação, na última terça-feira (23), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

PUB

De acordo com o último boletim médico, Marisa Letícia permanece internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estratégia dos médicos é caso a infecção tenha regredido, começar a retirada do sedativo que mantém a ex-primeira em coma induzido.

Médico responsável pelo tratamento de Marisa Letícia, o Dr. Roberto Kalil Filho explicou ao G1 que este terceiro dia é importante, por ser um marco da volta da atividade cerebral ao pico após um trauma como o AVC.

Primeira tomografia O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) vai investigar o vazamento de uma tomografia feita pela ex-primeira-dama Marisa Letícia. As informações são da coluna de Mônica Bérgamo, na Folha de S. Paulo.

"A apuração pode apontar se a divulgação de dados clínicos teve a participação de médicos ou se era do conhecimento da diretoria técnica ou clínica da instituição", lê-se em um comunicado emitido pelo Cremesp. Segundo o que consta no Código de Ética Médica, profissionais da área da saúde estão proibidos de liberar prontuários a terceiros – isso inclui exames feitos pelos pacientes.

A instituição ainda lamenta o ocorrido e diz que o procedimento para pacientes famosos é que as novidades a respeito da saúde dos mesmos sejam divulgadas através de boletins médicos, que são autorizados por um responsável ou pelo próprio doente.

Marisa Letícia está internada desde terça-feira (24), quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). As imagens da tomografia foram divulgadas primeiro pelo jornalista Claudio Tognolli. O profissional alegou que conseguiu ter acesso ao exame através de uma fonte "militante do PT e muito ligada ao partido".

Através de uma nota, o Hospital Sírio-Libanês, onde Marisa está internada, disse que "zela pela privacidade de seus pacientes e repudia a quebra de sigilo médico por qualquer profissional de saúde". Ainda de acordo com o texto da nota, o hospital se defende dizendo que o jornalista "deixa claro que sua fonte não foi o Hospital Sírio-Libanês ou qualquer um de seus profissionais. Ele também informa que a imagem mostrada não é de um exame realizado dentro da nossa instituição".

A ex-primeira dama foi atendida no Hospital Assunção, em São Bernardo do Campo, antes de ir para o Sírio-Libanês. A instituição afirma que, "tão logo tomou conhecimento do evento, imediatamente instaurou sindicância interna para apuração dos fatos, tendo suspendido e afastado os envolvidos na investigação até a sua conclusão".

Leia também: Marisa Letícia está sedada e estável, diz Sírio-Libanês

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Rio de Janeiro Há 8 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

fama Vladimir Shklyarov Há 16 Horas

Morre Vladimir Shklyarov, um dos mais famosos bailarinos do mundo

mundo DONALD-TRUMP Há 6 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

justica Rio de Janeiro Há 7 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

brasil Bola de Neve Há 16 Horas

Pastor que casou Sasha, fundador da Bola de Neve, morre em acidente

esporte Óbito Há 13 Horas

Jogador da Portuguesa-RJ, Michel Santos, morre em acidente na Bahia

lifestyle Alimentação Há 15 Horas

Batatas com brotos ou coloração esverdeada podem ser perigosas, entenda

mundo Bob Há 16 Horas

Peixe com ‘rosto humano’, batizado de Bob, viraliza na web

brasil Alagoas Há 9 Horas

Jovem de 24 anos morre após cair de carro e ser atropelada em João Pessoa