© Murad Sezer / Reuters
As Forças Armadas letãs comunicaram que tinham visto um navio russo passar a várias milhas das águas territoriais dessa república do Báltico.
PUB
"Na zona econômica exclusiva letã, a dez milhas marítimas [cerca de 18 km] das águas territoriais, foi detectado um navio da classe Bira", diz o comunicado publicado na madrugada de domingo (29).
Na maioria dos casos, o mar territorial se estende por 12 milhas marítimas da costa. Por exemplo, a distância entre a costa letã e a ilha sueca de Gotland é de cerca de 90 milhas.
O comunicado adianta que em 25 de janeiro os aviões de patrulha da OTAN detectaram dois aviões das Forças Armadas russas, um Su-24 e um An-26, no espaço aéreo do mar Báltico, na proximidade das fronteiras externas das águas territoriais da Letônia.
Segundo o Ministério da Defesa letão, os aviões de combate e navios russos se aproximaram das fronteiras do país 209 vezes em 2016, 270 vezes no ano de 2015, e 250 — em 2014.
Em 26 de janeiro, teve lugar um encontro entre a premiê polonesa, Beata Szydlo, e seu homólogo letão, Maris Kucinskis, durante o qual eles discutiram questões de segurança, incluindo a cooperação no âmbito da OTAN, a resistência às ameaças híbridas e as ações por parte da Rússia.
"Nossa cooperação na OTAN, as decisões tomadas na cúpula de Varsóvia em relação ao reforço do flanco oriental, satisfazem os interesses de ambos os países", disse a premiê polonesa, adiantando que os altos responsáveis oficiais prestaram durante a reunião atenção especial às atividades da Rússia, porém, não especificou de que atividades se trata. (Sputnik Brasil)
Leia também: Justiça americana suspende ordem de Trump para deportar estrangeiros