Campus Party 2017 começa na terça (31); veja programação do MCTIC

Especialistas vão abordar o papel da nanotecnologia nas coisas, o uso de super ímãs de terras raras e a quarta revolução industrial, entre outros assuntos

© Laryssa Moura / Fotos Públicas

Tech evento 29/01/17 POR Notícias Ao Minuto

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participará da edição 2017 da Campus Party Brasil, que começa na próxima terça-feira (31) e vai até domingo (5). Dentre as atividades que a pasta levará para o evento entre quinta-feira (2) e sábado (4), destacam-se palestras sobre nanotecnologia nas coisas, super imãs de terras raras, a quarta revolução industrial e veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio. As informações são do site do MCTIC.

PUB

A programação da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCTIC optou por convidar especialistas da área para ministrar as palestras. "Convidamos autoridades brasileiras nos assuntos para abordarem os temas mais atuais tratados pela Setec", afirma a coordenadora-geral de Serviços Tecnológicos da secretaria, Eliana Emediato.

Um dos convidados é o diretor-executivo de tecnologia da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Alfredo Delgado, que vai falar sobre manufatura avançada. Uma nova maneira de produção que irá transformar a indústria mundial e brasileira, a manufatura avançada irá promover a conectividade e interação entre os insumos, máquinas e pessoas. Um dos principais resultados a serem alcançados pela nova revolução industrial em curso é o aumento da produtividade, mais eficiência, menor uso de recursos, insumos e custos e mão-de-obra mais intensiva em conhecimento.

O professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), na especialidade de aplicações e princípios da engenharia mecânica, Júlio Meneghini, vai apresentar uma palestras sobre veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio. Devido às mudanças climáticas que estão transformando o planeta, a indústria automobilística terá que se reinventar.

A relação entre a tecnologia e a agricultura é o tema da palestra ministrada pelo engenheiro de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Caue Ribeiro. A nanotecnologia engloba um conjunto de inovações com aplicações em inúmeras áreas. Um grande conjunto de aplicações na agricultura vem surgindo com um potencial impacto para a realidade do país.

O diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fernando José Gomes Landgraf, falará sobre super ímãs de terras raras e a quarta revolução industrial. "A questão das terras raras tem muito a ver com a Campus Party. Enolve eletrônica, a fabricação de baterias e imãs, são temas voltados para esse público", comenta Eliana Emediato.

Já o professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Oswaldo Luiz Alves, apresentará uma palestra intitulada "Nanotecnologia nas coisas: fundamentos, oportunidades e desafios". Consideradas um dos principais elementos da nova revolução tecnológica e industrial, as nanotecnologias trarão muitos benefícios, porém, apresentam muitos desafios em seu desenvolvimento.

Cidades inteligentes

O Departamento de Inclusão Digital do MCTIC deverá apresentar alguns vídeos institucionais do programa Cidades Inteligentes no estande do ministério no evento. Além disso, haverá uma bancada para demonstrar o programa de recondicionamento de computadores e uma impressora 3D.

O departamento vai promover uma visita guiada à Campus Party para 12 jovens carentes que fazem parte do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRCs) do Instituto Nova Ágora de Cidadania, de São Paulo. O CRC atende jovens carentes por meio de cursos e oficinas para reabilitação de equipamentos eletrônicos. O secretário de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, participa de dois painéis ligados às Cidades Inteligentes.

Programação

O MCTIC terá um estande na área Open Campus. Nele, serão divulgadas ações de sete programas do ministério relacionados às áreas de pesquisa científica e tecnológica: Brasil Mais TI, Start-Up Brasil, Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene), Cidades Inteligentes, Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN) e Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). O espaço será multiuso e contará com um ciclo de palestras e a divulgação de várias ações da pasta e das entidades vinculadas. Técnicos estarão à disposição do público para prestar orientações e identificar potenciais projetos inovadores que poderão ser apoiados pelo MCTIC.

LEIA TAMBÉM: Internet das coisas’: plano terá versão preliminar em fevereiro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Atentado Brasília Há 23 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Viih Tube Há 7 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

fama Liam Payne Há 23 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

mundo Dylan Thomas Há 6 Horas

Herdeiro de R$ 1,6 bilhão, de 24 anos, é preso após matar amigo

fama Viih Tube Há 6 Horas

Viih Tube permanece na UTI após complicações no pós-parto de Ravi

politica EXPLOSÃO-DF Há 7 Horas

Ex-mulher afirma à PF que autor de explosões planejava matar Moraes

fama Miguel Azevedo Há 6 Horas

Filho do cantor gospel J Neto morre um mês após pai sofrer infarto

fama Bia Miranda Há 3 Horas

Bia Miranda revela gravidez de gêmeos e perda de um dos bebês

mundo EUA Há 3 Horas

Americano desperta do coma após choque elétrico de 4.160 Volts na cabeça

tech Inteligência Artificial Há 5 Horas

IA do X diz que Musk é um dos principais disseminadores de 'fake news'